XVIII Congresso do PCP


Começa amanhã, em Lisboa, o XVIII Congresso do PCP. Do encontro comunista, pouco ou nada teremos de novo. Jerónimo de Sousa vai ser proposto para continuar como secretário-geral. Estamos em 2008. Quem olha para o Partido Comunista continua com a sensação de sempre: tudo mudou, o mundo está diferente, a economia também, os problemas são outros, completamente distintos daqueles que exigiam as lutas do início do século XX. Só os PC's não o entendem. Veremos mais uma vez o grito da luta pelos trabalhadores, a revolta contra o Governo de Sócrates por «oprimir a classe operária», enfim, as reivindicações do costume. Portugal avança (pouco) mas o comunismo, esse, permanece estático.

Comentários

JN disse…
No PCP o lema é «mudam-se os tempos, não se mudam as vontades»! Ali, na Soeiro Pereira Gomes a ortodoxia é quem mias ordena. E como a democracia portuguesa precisava de um PCP bem mais moderno...
Anónimo disse…
Não é só no PCP que não se mudam vontades...Há muito acomodado. Incluindo comunicação social, alguma presa a crenças obsuletas.
Anónimo disse…
Obsoletas. Pois é. Mas é preferível assumir essas crenças do que praticá-las achando que somos os maiores: imparciais, independentes e objectivos. conceitos que o jornalismo nunca atinge.
Anónimo disse…
Ainda por cima o congresso dos camaradas vai ser na Praça de Touros...Chamem o Tordo!!!
ANÓNIMO 2
Anónimo disse…
Gostos e crenças, cada um tem o quer...
Ana Clara disse…
Bem, como disse uma colega minha, se aparece um touro disparado, as bandeiras do PC vão voar e bem alto!
Anónimo disse…
Pois, mas o PC vai aguentar-se. O que não se pode dizer da direita.
Anónimo disse…
Caríssimo: a direita pode estar a morrer, mas olhe que a esquerda representada pelo PC já morreu há muito!
Anónimo disse…
O PC aguenta-se. Podem registar. A velha direita, essa sim, morreu. Há umas tentativas em perpetuá-la, mas sem sucesso.
Anónimo disse…
Veremos, amigo, veremos! Onde está a adptação do PC português às realidades actuais, como diz a Ana, e muito bem, no post? HÃ?
JN disse…
Caro «Anónimo», não podia estar mais de acordo com o seu comentário. De facto há por aí «muito acomodado», especialmente os que estão bem na vida. Esses, por razões óbvias, não querem mudança, estão bem como estão. O que não é o caso daqueles que trabalham no duro, dia-após-dia, ganham salários miseráveis e pagam impostos à grande (para estes não há fuga) para o Governo gastar à tripa forra. Isto para não falar dos milhares dos trabalhadores a recibo verde, explorados até à medula, e dos desempregados.
Quanto à comunicação social «presa a crenças obsOletas»... O que é que espera de jornais, rádios e televisões (a esmagadora maioria, claro, não generalizo para não ser injusto e inverdadeiro) que fazem parte de grupos económicos poderosos que precisam das publicidades institucionais, nomeadamente das empresas públicas? A imprensa dita de «referência» também pode ser chamada de imprensa «dos leitinhos». Ao poder. Quanto ao PC vir a «aguentar-se»... Pois, a meta está fixada, dos 7/8/9 por cento de votos não passam. É uma espécie de «taxa fixa»!
PDuarte disse…
se fazes mais postes destes, não tarda, para se entrar aqui tem de se clicar no «compreendo e pretendo continuar».
pois é.
fala a voz da expriencia.
Ana Clara disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Clara disse…
O PCP orgulha-se da sua filiação marxista-leninsta. Jerónimo quis mostrá-lo e na intervenção de hoje no Campo Pequeno utilizou expressões de vinco ideológico bem marcadio. Pela «luta de massas», contra «os inimigos de classe» e «grande capital» em direcção «à democracia avançada no limiar do séc. XXI». Talvez isto faça jus ao que aqui se escreveu ontem...

Mensagens populares