O pormenor da «Curva de Laffer» que Manuela esqueceu.



Depois de meses em silêncio, Manuela Ferreira Leite decidiu pronunciar-se sobre a política económica do seu ex-adversário de partido, agora comandante das tropas nacionais. Diz a «dama de ferro» cá do burgo, que a actual política fiscal do Governo tem como objectivo  exclusivamente o aumento das receitas. Depois de ler o «glorioso» Orçamento do Estado para 2012, Manuela Ferreira Leite não tem dúvidas: «o aumento da receita já não é proporcional ao aumento das taxas, já há perda de receita com o aumento [do nível] dos impostos». Pois que já todos sabemos que estamos a ser sugados com a carga fiscal abrupta e brutal que se abate sobre o povo. E, nesta quebra de silêncio, a única coisa, também óbvia, que a antiga ministra das Finanças disse foi mesmo que o actual Orçamento ignora o crescimento e a situação das pessoas. Obrigadinha, isso também o povo sabe. E quanto à «curva de Laffer», que basicamente diz que a redução das taxas dos impostos pode conduzir a um aumento das receitas fiscais, isso é tudo muito bonito, mas para os seus amigos liberais norte-americanos. Os políticos europeus só conhecem a fórmula de taxar, taxar, taxar. Não sei a quem quer enganar, mas ao povo não é certamente.

Comentários

Anónimo disse…
Não é bem isso que diz a curva de Laffer, Ana. Essa é uma interpretação um bocadinho atrevida da proposição, que diz que, a partir de um um determinado ponto de taxação, as receitas fiscais começam a descer.
Eu falei em "atrevida" porque, nem na economia, nem na matemática, se pode garantir que a inversão dos termos produz sempre o mesmo resultado.
Em termos simples, quero dizer que o facto de algo não ser branco não significa, automaticamente, que seja preto.
Concluíndo, Laffer não disse que o abaixamento de impostos aumentava as receitas, mas apenas e só que o aumento, para além do topo da elipse começa a baixá-las, tornando-as iguais ao que eram se não tivesse subido.
Telefona-me se tiveres dúvidas
Bjim!!!
Cr
Ana Clara disse…
Carlos, obviamente que acrescentas dados importantes, e factuais sobre a curva de Laffer. Mas a verdade é que sabemos que o persistente aumento da carga fiscal origina também um aumento da economia paralela, fuga ao Fisco e por aí adiante. Portugal nunca testou o modelo. E fez mal na minha opinião. Porque só podes analisar se a Curva do Arthur tem sucesso na nossa economia se o experimentares. O problema é que, neste momento, como sabes, isso será impossível, porque uma economia sem dinheiro não o pode fazer. Obviamente que o modelo é bem mais complexo. E a senhora Ferreira Leite manda a teoria para o ar mas não a sustenta como ela sabe que deve ser contextualizada. Só isso. Mas os jornalistas preferem andar entretidos com as entradas e saídas nos calabouços do Duarte Lima. Portanto, isto não interessa nada... :) Só a mim, que sou uma chata do caraças.. :) Mas pode ser que sábado troquemos umas impressões sobre o assunto! :-) Beijocas *
Anónimo disse…
Outra curva a que a Drª Ferreira Leite não se refere é a curva de Bundchen.
Mas essa até se percebe que não seja referida :)

bjs
Gelo
Ana Clara disse…
eheehehehe pois que concordo contigo, CB! :-) :-)
Anónimo disse…
Ó minha querida Anocas,
Peço desculpa, mas não estou a perceber bem a ideia de "testar o modelo".
Se é a dita curva de Laffer, importa esclarecer que não é nenhuma doutrina nem um modelo económico que se possa seguir, como uma teoria. Não implica regras nem procedimentos. É tão simplesmente uma evidência demonstrada, como numa experiência da Física, e igualmente válida para o Luxemburgo, como para o Burkina Faso. E é igual para todos os modelos económicos, porque apenas corresponde a uma constatação relacionada com a colecta de impostos.
A Curva de Laffer é somente uma asserção resultante da observação e, por isso, não se aplica a interrogação de um eventual sucesso ou insucesso. Ou seja, é como alguém dizer que o o por-do-sol é mais cedo no Inverno e mais tarde no Verão. Não faria sentido dizer que precisamos de testar esse "modelo", mas é difícil porque só se vê bem o sol quando não chove. E sem testar não sabemos se tem sucesso. LOL
Aquilo não é nada complexo, porque até eu o entendo. É a coisa mais xaxa deste mundo e tu é que andas a complicar. A tia Manuela está fartinha de saber o que é porque isso é matéria do secundário nas turmas de Economia. Até o Medina Carreira já falava nisso há muito tempo, com uns desenhos a marcador, que ele fazia em casa.
Vê lá se este video ajuda alguma coisa:
http://youtu.be/bnyeWcA2nXo

Mensagens populares