Malala - a menina que representa um pouco de cada um de nós.

Este sábado a Revista 'Única' do Expresso faz capa com Malala Yousafzai, a menina paquistanesa que ousou enfrentar os talibãs, num país mergulhado no medo e nos atropelos dos direitos humanos. O dia quase fatal foi a 9 de Outubro de 2012. Já passou pouco mais de um ano. E à medida que o tempo passa vai ficando mais real e claro o que se passou naquele fatídico dia em que a luta venceu a causa do regime na região. Emocionei-me ao ler o retrato na primeira pessoa. Porque Malala, hoje exilada em Inglaterra, representa um pouco de cada um de nós, dos nossos sonhos, das nossas esperanças. Ficam algumas frases de uma menina que será certamente um marco da paz neste princípio de século XXI.

«Ir à escola sem medo passou a fazer parte da minha rotina diária. O medo, porém, é impossível de esquecer».

«Quero dizer ao Mundo que as mulheres também são seres humanos».

«O medo é impossível de esquecer».

«Quando ia a Islamabad para uma conferência ou outra coisa costumavam pôr-nos num hotel muito grande, com todas as comodidades. Mas depois eu voltava a nossa casa [em Swat, no norte do Paquistão], que não tinha gás, nem ar condicionado, só com uma ventoinha que muitas vezes não funcionava porque não havia electricidade».

«Quem se interessa pela política não deverá esquecer alguma vez as pessoas». 

P.S. - É bom recordar para quem não leu, que o trabalho do Expresso não seria possível sem o contributo de Paulo Anunciação, o jornalista português, marido de Christina Lamb, a quem Malala pediu que escrevesse a sua história e que deu origem ao livro I am Malala. 

Comentários

Mensagens populares