Jornalismo. O gene em mim.

Com Mira Amaral, Lisboa.

Com Nuno Melo, Castelo de S. Jorge, Lisboa.

Com Jorge Vasconcelos, Lisboa.

A perder as estribeiras...  ;)

Com Pedro Afonso de Paulo, ex-secretário de Estado do Ambiente, Lisboa.

Com Manuel Gameiro, Lisboa.

Com António Serrano, na Universidade de Évora.

Com João do Nascimento Baptista, em Lisboa.

Com Gonçalo Ribeiro Telles, Gulbenkian, Lisboa.

Com Pedro Afonso de Paulo, Lisboa.

Com Carlos Zorrinho, Assembleia da República, Lisboa.

Com Augusto Ferreira Guedes, Lisboa.

Com Paulo Pimenta, Lisboa.

Com Filipe Vasconcelos, Lisboa.

Com Nuno Ribeiro da Silva, Lisboa.

Com Nuno Melo,  Lisboa.

O Jornalismo também pode ser solitário, mesmo quando estamos em cenário de guerra, como é o de uma grande entrevista. Digo de «guerra» porque assim o sinto, nunca estamos preparados para as perguntas todas, nunca sabemos tudo, nunca dominamos os temas na sua profundidade. Por mais que estudemos os dossiers até à exaustão. Seja como for, enquanto a fotografia rola, concentro-me em perguntar, em não desviar a minha mente do raciocínio de uma resposta sempre sábia. Nesta missão de sugar, até ao limite, a informação que busco, ou o título que ainda ninguém fez, há silêncios perturbadores, criados entre os segundos infinitos, que distam entre uma pergunta dura e desconcertante e a resposta pretendida. O segredo está sempre do lado do entrevistado (para alívio meu). Porque é ele sempre o sábio, é ele que domina o assunto, e só ele é capaz de fazer do meu trabalho o sucesso ou insucesso final. Por isso, este post, é dedicado às centenas de entrevistados que já enfrentei. E ao fim de uma década de experiência, continuo sempre a sentir-me uma formiga, como que a fugir de um perigo que não cessa. Sou sempre eu o elo mais fraco de um embate que me permite dizer que a Entrevista é o gene que me corre nas veias da profissão. Fotos_Tiago Silva. *ac@work*. Fotos: Tiago Silva e José Alex Gandum [os companheiros destas lides nos últimos anos. A vocês um obrigada muito especial, do coração. Vocês sabem...].

Comentários

Mensagens populares