O Panteão, o exagero e a não-notícia.



Com o respeito que Eusébio me merece – e este post tem e não tem a ver com ele – mas já não se aguenta o histerismo criado em torno da trasladação do corpo do «Pantera Negra» para o Panteão Nacional. Apetece-me corroborar as palavras do Miguel (Sousa Tavares): «o exagero do momento, ainda por cima o Panteão tem aquela imagem fria e cinzenta». Heróis, temos muitos com a grandeza que merecem, obviamente. E é legítimo discutir a questão. O problema é o momento, o tempo e a circunstância que levam políticos e mundo da «bola» a precipitarem-se na antecipação da hipótese. Creio, que motivados pela emoção do momento.  Mas grande culpa da histeria associada, e ainda com os restos mortais de Eusébio por sepultar, deve-se à comunicação social e à cegueira dos seus profissionais que criam uma não-notícia e a fomentam. Mas as não-notícias parecem ser, há muito tempo, o foco principal do jornalismo em Portugal. Pelo menos assim me têm habituado. Bem sei que falamos de Eusébio. Bem sei a grandeza que o momento, triste, merece. Contudo, a emoção e descontrolo do trabalho jornalístico no caso é bem mais entendível do que as ridículas perguntas e respectivas tristes respostas de personalidades como Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República. Há momentos em que o silêncio devia ser decretado como lei. Para quem pergunta e também para quem responde. Além disso, o Panteão a mim sempre me fez lembrar o Antigo Regime, a ditadura, Salazar. É um sentimento idiota, eu sei, mas é o que o simbolismo e a representação do espaço me faz sentir. Pessoalmente, nunca gostei da veneração de restos mortais de génios, enfiados numa frieza de uma edifício, e que, na certa, muitos dos que desejam as trasladações e as pedem aos berros, nem sequer lá metem os pés (nem pisarão). Dos que para lá se mudaram, tenho muita pena por Aquilino e por Guerra Junqueiro. São os meus preferidos e mereciam povoar outras moradas onde realmente foram mais felizes. Mas isto é só a minha cabeça e a minha opinião. Se o País – nomeadamente o Parlamento, como parece bem viável – quiser reconhecer mais uma vez Eusébio, siga, destino Panteão. Só acho que isso não é impreterível para consumar o que já faz parte da Históra: a glória de um Rei. Ou uma Rainha. Sejam eles quem forem.

P.S. – Entretanto já vi por aí um movimento intitulado ‘Aristides de Sousa Mendes para o Panteão’. O efeito mimético é assim. Aristides é outro dos grandes. E já agora, se vai começar a romaria, eu quero Carlos Pinto Coelho no Panteão. Estão a ver como as comparações dos Génios são injustas? Não é no Panteão que os grandes se tornam Heróis de um País, mas sim em cada um de nós, nos nossos corações, nas nossas vidas, na forma como nos moldaram.

Comentários

Mensagens populares