O fantástico império pré-Revolução. Pelo olhar de Gorskii.










Não é estranho para muitos dos que me conhecem. já que sabem que sou uma apaixonada pela Rússia de tantos e tantos séculos passados, pela sua história e, acima de tudo, pelos génios literários que daquele extremo da Europa emergiram. A isso junto a famigerada Política que teve ali um tempo também muito próprio Se há trabalho que sempre me fascinou foi o de Sergei Prokudin-Gorskii, o fotógrafo russo que captou a famosa imagem a cores de Tolstoi. Um trabalho que chamou a atenção de Nicolau II, o czar que financiou muito daquele que viria a ser o seu espólio de vida. Prokudin-Gorskii passou os dez anos seguintes a viajar pelo interminável império russo. Daqui resultou um magnífico trabalho de dez mil fotografias a cores, reveladas numa câmara escura de um vagão de comboio modificado. Em 1918, pouco depois do início da Revolução Russa, Prokudin-Gorskii mudou-se para Paris. Muitas fotografias foram queimadas pelas autoridades do país. Mas muitos dos que lutaram pelo seu legado doaram-nas à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em 1948. São maravilhosas e mostram uma Rússia pré-Revolução, com cores, ambientes e cheiros (sentidos à minha maneira) de um país em ebulição. De um país que me conquistou desde que me lembro de ser gente. Partilhamos aqui algumas. Se quiserem ver mais imagens é consultar a Biblioteca do Congresso dos EUA. AQUI.

Comentários

Mensagens populares