Dia Mundial de Luta Contra a Sida.


Porque hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Sida. E lembramos os números, dolorosos, fornecidos pelo Centro Regional de Informação das Nações Unidas: 
- Até à data, cerca de 65 milhões já foram infetadas pelo VIH e a sida já causou a morte de mais de 25 milhões de pessoas desde que foi identificada pela primeira vez em 1981. 
- A grande maioria dos 38,6 milhões de pessoas a viver com o VIH em 2005 não sabem do seu estado. 
- Em 2005, a sida causou a morte de 2,8 milhões de pessoas e o número de pessoas que foram infetadas pelo VIH foi superior a 4 milhões.
- Há mais de 17,3 milhões de mulheres a viver com o vírus, ou seja, quase metade do número total de pessoas infetadas, e 13,2 milhões dessas mulheres vivem na África ao Sul do Sara, onde, em 2005, havia 24,5 milhões de pessoas a viver com o VIH.
- A epidemia está a alastrar na Europa Oriental e na Ásia Central, onde 220 000 pessoas foram infetadas pelo VIH em 2005.
Registou-se uma diminuição da prevalência do VIH no Quénia, Zimbabwe, nas zonas urbanas do Haiti e do Burquina Faso e em quadro estados indianos, incluindo o de Tamil Nadu. Atualmente 37 milhões de pessoas vivem com VIH. E por tudo isto, se há dias/efemérides importantes, esta é, seguramente, uma delas.

Comentários

Mensagens populares