O Instalador. 20 anos de resistência celebrados no mês da Liberdade!

Esta sexta-feira [1 de Abril], a Revista O Instalador completou 20 anos de existência. Entrei nesta casa em setembro de 2009. Na altura, o jornalismo setorial era algo que ainda não tinha experimentado. A minha área de especialização até então – a Política – não me especializou em nenhum partido (fazia tudo, desde a política partidária pura e dura, Parlamento e o tal tudo, que incluía Justiça, Saúde, Defesa, Educação, Cultura e até Internacional), em nenhuma área em concreto. Muitos medos me assolavam, muitas dúvidas me perseguiam. Seria eu capaz de vencer o desafio? À época não o sabia, mas sabia que tinha de tentar. E tentei. E consegui. E hoje, quase sete anos depois, o caminho em áreas como o AVAC, as Renováveis, Energia e Ambiente fez-se. Em Portugal o jornalismo de investigação e de acompanhamento setorial é uma das grandes manchas por apagar e pintar a cores. Não há dinheiro nas empresas para colocar equipas a trabalharem diariamente esta ou aquela área. E é pena porque só trabalhando e conhecendo as realidades diariamente, podemos escrever, com rigor, sobre as mesmas. Serve tudo isto para dizer que tenho muito orgulho neste percurso que dura até hoje. Sobretudo pelo know how que bebi – e continuo a receber – mas essencialmente porque é obra poder fazer jornalismo puro e duro – da entrevista à reportagem, passando pela notícia – não só no papel como também no online. Sempre de forma séria e rigorosa. 
Uma revista técnica é exatamente igual a um jornal generalista no que à conceção do produto diz respeito. E duas décadas depois, resistir no meio de uma crise tão profunda que atravessa o país e também a imprensa, é obra. Resistir unicamente tendo com fonte de receita a publicidade. Digo-o há anos. Sim, é possível manter vivos títulos unicamente à custa da Publicidade. Mas para isso é preciso ter clientes, que publicitem os seus produtos, os seus serviços e o que de melhor se faz nos mais variados setores. Empresas que confiem em nós. Homens e mulheres que reconhecem seriedade no nosso trabalho. E isso é um trabalho de anos que se faz todos os dias. Espinhos? Claro que os há. E muitos. Sempre houve e haverá. Mas só aqueles que sabem contorná-los, não desistem, e tornam diferente o produto que colocam nas rotativas da gráfica, resistem. É preciso querer. É preciso suar. E, para isso, poucos estão dispostos a fazê-lo. O Instalador não é melhor nem pior que nenhum outro produto editorial que está no mercado (setorial e generalista) mas pauta-se pela diferença porque, 20 anos depois, continua vivo, um feito que tantos outros títulos, infelizmente, não conseguiram alcançar. Sem pessoas, estratégias e visão nada é possível. Sem espírito de equipa – porque este é sobretudo um trabalho coletivo – não há projeto que resista. E é esta, em parte, a razão do sucesso, ou da vida de uma revista. São 20 anos que muito orgulho sentem todos os que contribuíram para eles. Desde o n.º 1 até hoje foram as pessoas que por esta casa passaram que fizeram o caminho. E só pode haver futuro quando não esquecemos o passado e a memória. Porque sem esse passado jamais teríamos duas décadas para celebrar. E sem a Directora da casa, que se mantém desde o primeiro dia até hoje à frente dos seus destinos, também nada disto seria possível. Obrigada, Isabel, por isso. E que venham muitos mais. 

P.S. - Parece mentira de dia 1 de abril, mas infelizmente não o é. Desde esta sexta-feira que o nosso site está em baixo. Tínhamos algumas surpresas para celebrar os 20 anos d'O Instalador no online. Infelizmente não foi possível. Mais um teste que havemos de superar e que não nos desvia do que somos nem do que queremos. É por isso que pode continuar a acompanhar-nos na página do Facebook

Comentários

Mensagens populares