Um slogan negativo, uma música triste e uma seleção com esperança.


«Não somos 11, somos 11 milhões». O mote, lançado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), visa mobilizar os portugueses rumo ao Euro 2016. Além de o slogan não cumprir as regras básicas em matéria de comunicação - o "Não" implica algo negativo e que provoca o sentido oposto ao que se pretende - a ideia só convence porque convida todos a comprarem um cachecol da seleção nacional personalizado com o nome e número oficial de cada um. Ora, mais dinheiro a entrar nos cofres da FPF. Se juntarmos a isto a triste ideia de replicarmos uma música de Pedro Abrunhosa - «Tudo o que eu te dou» - para música oficial da equipa portuguesa o cenário é proporcional ao sentimento que me invade: poucas esperanças na conquista do troféu. Dirão muitos que estou a ser pessimista. Talvez, mas não acredito que venceremos a competição, quando à nossa frente se colocam seleções como a Alemanha, a França - favorita lá da casa  -, a Bélgica ou a Espanha. Se calhar sou mesmo eu. Voltando à música, questiono-me por que raio não convidaram um artista/banda para comporem um tema original, mais vibrante e animador para o momento que traz sempre ao de cima a portugalidade que conhecemos. É que cada vez que ouço a versão do Pedro apetece-me mais ir para um velório do que para uma festa. Enfim, coisas cá do Burgo que me fazem comichão. Seja como for, se ajudar a mobilizar a malta, seja. Mas isto também diz muito da preguiça que tantas vezes nos atinge enquanto Povo.

*O Euro 2016 vai decorrer em França de 10 de junho a 10 de julho. Portugal vai disputar o Grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.

Comentários

Mensagens populares