Louriceira: um símbolo de resistência no mundo rural português


Hoje quero falar-vos do que sou, propondo-vos uma viagem ao que de mais profundo há neste Portugal rural, numa viagem que começa em Abrantes e termina na pequena povoação de Louriceira, uma aldeia esquecida no concelho de Mação, na fronteira entre o norte ribatejano e o sul da Beira Baixa.
A pequena estrada, íngreme, que começa no alto dos vales, continua igual há 30 anos: estreita, mal passa um automóvel. O desenvolvimento, na pequena aldeia da minha infância, que conta hoje com pouco mais de 10 habitantes, teima em não chegar. 
A escola primária há muito que fechou as portas, caindo na degradação. Facto natural numa localidade onde as crianças não nascem. Os jovens são poucos e os velhos são uma imagem da resistência. 
Chego na tarde de Natal. O sol passeia-se por ali, entre vales e montes, a chamar por mim. A viagem rumo à Louriceira é feita de olhares atentos. Numa paisagem de montes e vales, deixo a estrada principal que vem desde Abrantes. 
À medida que desço o Vale, avistam-se, aqui e ali, lá bem no alto, moinhos de vento, alguns abandonados, outros ainda utilizados pela população. Há hortas nas encostas que há anos não vêem uma enxada. Uma paragem à beira da pequena estrada traz-me apenas o silêncio, entrecortado pelo coaxar dos sapos que vagueiam pelo riacho. Este corre no vale em direção à ribeira que embeleza o povoado. 
No centro da aldeia da Louriceira espera-me uma tradição de finais de Dezembro, pese embora já serem poucos os que restam para a manter viva: o grande tronco de Natal que arde até ao dia seguinte. 
O ambiente, esse, já não é o mesmo. Deixou de haver grandes multidões em torno da fogueira de Natal, já que a Emigração há mais de 20 anos levou gente para paragens mais longínquas. 
Prossigo a viagem. Os caminhos para chegar ao cimo da aldeia são tortuosos. Bem contornados chega-se lá, ainda que com a respiração ofegante e paragens pelo meio. 
Janta-se cedo por estas paragens, seja noite de Natal ou em todas as restantes noites do ano. O bacalhau coze nas brasas das lareiras. O peixe fumegante é figura imperativa nas terras do Interior nestes frios invernos. 
Às dez da noite o sono já bate à porta. Aqui deita-se cedo e cedo se levanta. A fogueira comunitária continua a arder, ainda que sem a chama humana de outros tempos. Das chaminés, o fumo denuncia que o serão acabou. À meia-noite poucos são os que ainda mantêm a chama acesa. Os candeeiros das ruelas emanam uma luz fraca, e vaguear por aqui em noite cerrada é uma verdadeira aventura. 
Horas depois, Louriceira acorda vagarosamente num regresso que já se antecipa. O cepo da noite anterior ainda arde. Pouco, que a noite foi longa e o Natal está a terminar. 
A fogueira apaga-se aos poucos. Subo de novo o vale que me há-de levar à cidade. Para trás, a imagem continua igual, a de uma aldeia que resiste através daqueles que nunca sairão. Até que a morte chegue. 
Esta é a aldeia da minha infância. Esta é a imagem do Portugal profundo que morre lentamente mas que desejo sempre que nunca se acabe.

Crónica de 26 de dezembro de 2016 na Antena Livre, 89.7 Abrantes. OUVIR

Comentários

Mensagens populares