25 de abril: falta ainda expurgar os sugadores das liberdades


Portugal celebra esta terça-feira os 43 anos da Democracia.

O 25 de Abril continua a ser uma das datas mais importantes para a sociedade portuguesa.

Para o bem e para o mal, todas as gerações, de forma transversal, compreendem, à sua maneira, que a Revolução dos Cravos foi o acontecimento mais importante do país no último século.

Passados mais de 40 anos, a verdade é que muito ainda há por fazer em matéria de direitos, liberdades e garantias.

A Constituição manda cumprir, mas do papel à prática, vai uma distância enorme.

É na garantia dos direitos laborais que o país permanece muito longe das metas desejáveis em matéria de direitos e deveres.

Das estruturas mais rígidas da Administração Pública, onde predominam cúpulas de poder centralizado, às empresas privadas, há ainda muitos direitos por assegurar.

As crises económicas originam, sabemos todos, crises sociais e de identidade. O país continua agarrado à última, iniciada em 2011.

Persistem medos, violações de direitos instituídos, abusos de vária ordem. Basta ler os jornais diariamente para percebermos todos que há setores onde os laivos do antigo regime permanecem ainda bem vivos.

Nas liberdades individuais, o panorama é semelhante. A democracia, que ergue a bandeira da liberdade, ainda não levou a todos direitos e deveres iguais.

É por isso que em 2017, a força do 25 de Abril perde gás. O sindicalismo, já ultrapassado, perde força, e continua sem defender verdadeiramente, à luz do mundo em que vivemos, os cidadãos.

Amanhã, pelas ruas de Lisboa, iremos ver apenas mais uns desfiles sem consequência, com cravos na mão aqui e ali, e que juntarão apenas grupos resistentes que continuam a acreditam que é possível ser-se verdadeiramente livre em Portugal.

Somos livres, é certo, mas falta ainda um caminho de espinhos para chegarmos lá. Falta expurgar os sugadores das liberdades, de norte a sul, para darmos à Democracia o verdadeiro compromisso que ela merece.

Até lá o Povo português continuará a resistir. Porque a resistência é, talvez, uma das nossas maiores qualidades.

Bom 25 de Abril a todos.

Crónica de 24 de abril, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR.

Comentários

Mensagens populares