Para todas as Barcelonas do Mundo, com amor!

Foto: Ana Clara

O terrorismo não cessa. Os demónios que lutam pelo Daesh continuam a atacar no coração das democracias.

Barcelona, aqui tão perto, foi a última vítima dos terroristas que, de forma fácil, continuam a matar nas avenidas, nas ruas e nas cidades onde reina a paz.

Há precisamente um mês estava em Barcelona. Foi a minha primeira vez na cidade e fiz quase todo o percurso turístico e cultural pelo qual é conhecida.

As ramblas, que mais não é que uma extensa avenida, é um dos locais mais turísticos e conhecidos da capital da Catalunha. Diariamente, 24 horas por dia, são milhares os que a sobem e descem.

Local cosmopolita e cultural, começa na famosa Praça da Catalunya e vai até à rotunda onde está situado o monumento de Cristóvão Colombo apontando para a América.

Seja para passear, comer em ou fazer compras As Ramblas simbolizam a liberdade, tolerância e universalidade do povo europeu. Foram todos estes valores que, mais uma vez, foram atacados.

O terrorismo acontece todos os dias, no Afeganistão, no Paquistão, na Turquia, no Iraque, na Síria, e em tantos países que engrossam a lista de alvos a abater.

Na Europa, começa a descentralizar, do centro para as periferias, e, pouco a pouco, está cada vez mais perto de Portugal.

O maior medo é sabermos que nos pode acontecer a nós. É não sabermos se e quando acontecerá. E é vencendo este medo que podemos persistir na luta contra o terror.

Pese embora tudo isto, a Europa continua a ser insegura, a União Europeia continua frágil às mãos de fundamentalistas que fabricam bombas e formam terroristas que entram e saem da Europa sem quaisquer problemas.

Paris, Bruxelas, Londres, Nice, Madrid, Berlim, e por aí fora. Somam-se as cidades da democracia europeia feridas pela arma mais silenciosa do século XXI: o terrorismo.

O mais dramático é continuarmos sem saber até onde isto chegará. Até lá rezamos, pelas vítimas e pelo futuro.

*Crónica de 21 de agosto de 2017 na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR

Comentários

Mensagens populares