11 de setembro: 16 anos depois o medo persiste



Passam hoje 16 anos sobre os atentados de 11 de setembro de 2001.

O Mundo recordará sempre aquele que foi o maior atentado terrorista deste início de século XXI.

A Humanidade, que devia estar hoje, melhor do que há 16 anos, continua perdida, às mãos dos fundamentalistas, que cresceram por todo o Médio Oriente, e que aprimoraram as suas técnicas de terror noutros continentes.

Depois da América, o grande alvo passou a ser a Europa que, desde 2001, é montra de sangue para as células assassinas.

O recrutamento tornou-se uma peça-chave na estratégia do terror em países como Inglaterra, França, Bélgica, Espanha e Alemanha. Nações que há décadas cimentar as suas democracias, a tolerância religiosa, a igualdade entre povos, mas que infelizmente não têm sabido estancar o problema.

As crises migratórias oriundas da Síria, Paquistão, Afeganistão e Iraque, só para citar alguns, tornaram-se a arma mais fácil de arremesso dos populistas europeus que, de forma hipócrita, tentam convencer o mundo de que a palavra refugiado é sinónima de terrorismo.

Todos sabemos que não o é, mas infelizmente é sempre mais fácil usar o drama humanitário para nos desresponsabilizarmos das nossas obrigações.

O diálogo com os países de origem, as ações intensivas nos protetorados onde o terrorismo é gerado são duas das batalhas fundamentais que é preciso vencer. E é aí que o mundo ocidental tem falhado em toda a linha, com os EUA à cabeça a fraquejar na hora da coragem.

Donald Trump é apenas uma peça que vem atrasar a solução, porque a atual presidência norte-americana representa antes uma barreira e não uma ação. Com intolerância, jamais lá chegaremos.

Os povos oprimidos, as populações que há anos têm de abandonar as suas casas e as suas raízes todos os dias, são também eles vítimas do terrorismo atroz. E com esse lado, tristemente, o Mundo Ocidental não tem manifestado o seu arrependimento.

Que esta segunda-feira, em que se recordam os 3 mil mortos que tombaram às mãos do terrorismo nos EUA, seja também ela de reflexão. 

O Mundo precisa urgentemente de dizer basta e passar dos discursos ocos à ação. Para segurança de todos nós. Pelo direito à pertença. Pela necessidade de voltarmos a ser livres ou pelo menos a tentar.

*Crónica de 11 de setembro, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR

Nota: Em memória de todas as vítimas do terrorismo. E das que, infelizmente, ainda iremos ter de contar. 

Comentários

Mensagens populares