Metro de Lisboa: desburocratizar é preciso


Vivo e trabalho numa cidade que está na moda. Lisboa conquistou, nos últimos anos, um estatuto mundial turístico único e merecido.

Contudo, uma das empresas que está no centro desse sucesso - pelo serviço público que presta - é o Metropolitano de Lisboa. E a capital portuguesa merece, claro está, um serviço digno da condição de principal cidade do país.

Porém, infelizmente, fruto das sucessivas convulsões que a empresa tem atravessado, não é isso que acontece, a vários níveis. Um dos mais gritantes é, sem dúvida, os tempos de espera que levam os utentes a um ataque de nervos quase diariamente.

Mas há um outro problema - gritante - que muitas vezes não é abordado e que faz do Metropolitano de Lisboa uma empresa retrógada e onde reina a burocracia. Falo, por exemplo, da simples emissão de uma fatura. Cada utente, portador de todo e qualquer passe, tem direito à respetiva emissão da fatura. E perguntam vocês: dada na hora? Não, meus caros leitores. A fatura tem de ser solicitada, via papel, e para ser levantada apenas estão disponíveis duas estações - Marquês de Pombal e Campo Grande.

Outra das opções é fazer esse pedido - online - no Portal Viva nos 5 dias seguintes à revalidação do passe mensal. O sistema online, dirão vocês, é óbvio. Seria, se funcionasse. Basta o passe ser carregado numa máquina automática para começarem as dores de cabeça do utente. Não sei como nem porquê - a maioria das vezes, falha. E é aqui que percebemos todos que a desburocratização do Metro de Lisboa está ainda por fazer.

Muitos serviços estão a ser melhorados, mas não funcionam corretamente. E até me podiam dizer que é preciso tempo. É. Sem dúvida, mas esta situação ocorre desde o início deste ano, pelo menos.

Nos "entretantos" vamos pagando o défice das empresas de transporte público e sendo, ao mesmo tempo, delapidados no valor dos passes - que não correspondem aos serviços prestados - e no precioso tempo que, no caso do Metro de Lisboa, pelos vistos corre vagarosamente. 

Comentários

Mensagens populares