Sócrates: o PS respira mas fica mal na fotografia indesejada



O tempo da política, muitas vezes, foge pelos dedos dos seus agentes, numa espécie de areias movediças imprevisíveis.

Talvez esta seja uma das formas de ver a semana quente do Partido Socialista e de José Sócrates.

O embaraço do caso Marquês não era, de todo, uma novidade no Largo do Rato. António Costa optou, legitimamente, por manter os seus soldados em silêncio nestes últimos anos.

O problema é que os acontecimentos, em política e na comunicação social, ganham dimensões bem diferentes em cada momento. E nem sempre o tempo da política é o tempo dos média. Muito menos da Justiça.

Foi preciso um antigo ministro de Sócrates vir ao de cima para o PS perceber que não podia manter-se mais em silêncio. De forma ordeira, com António Costa em visita oficial ao Canadá, um por um, em cada momento, soltaram as amarras, e eis que vários dirigentes disseram finalmente que o caso Sócrates e Manuel Pinho, a serem verdade, envergonham qualquer socialista.

Não ficaram bem na fotografia, porque a fotografia chegou tarde demais. Sócrates, esse animal político inigualável, fez o que tinha a fazer no tempo certo: abandona o partido que o levou ao topo do estrelato político.

Devia tê-lo feito no momento em que foi detido? Devia. Mas as fronteiras entre a ética e os interesses pessoais falam sempre mais alto.

Porém, com todo o emaranhado de suspeitas e depois de um partido inteiro libertar o pensamento, José Sócrates selou a carta final.

Não há, em Política, fórmulas mágicas para se sair dos problemas sem beliscões. Porém, finalmente o PS respira, podendo ir a eleições em 2019 com o caso arrumado, ainda que muitas voltas ele possa dar.

Uma coisa é certa: o julgamento social está feito e nele o PS, para o mal no caso, está lá bem vincado. Se isso fará mossa no escrutínio eleitoral do próximo ano? Tenho as minhas dúvidas. Porque os homens felizmente não se confundem com as organizações. E isso é a única coisa boa que resta desta lama toda em que a política portuguesa caiu.

*Crónica desta segunda-feira, 7 de maio, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR

Comentários

Mensagens populares