Mundial 2018: Sochi, a cidade "tropical" da Rússia

Entre o Mar Negro e as montanhas do Cáucaso, Sochi surpreende pela forma como se mostra ao mundo. Foi aqui que se realizaram os Jogos Olímpicos de inverno, em fevereiro de 2014, e agora recebe o Mundial 2018 de Futebol também. Começa aqui a viagem a Sochi, local escolhido por Estaline para se refugiar na sua Datcha (casa de verão). Sexta-feira, 15 de junho, Portugal estreia-se aqui no pontapé de saída do Mundial, ante os nossos vizinhos espanhóis. Que Sochi nos dê sorte!



Sochi é especial para os portugueses neste Mundial da Rússia 2018: é aqui que a seleção nacional irá ter o seu centro de estágio enquanto estiver na competição, nomeadamente na localidade de Kratovo, a 50 quilómetros a sudeste de Moscovo. 

É também nesta cidade que irá receber o primeiro jogo da seleção nacional frente à Espanha, na próxima sexta-feira, 15 de junho.

Sochi faz parte do Krai de Krasnodar, uma divisão federal da Federação Russa e é banhada pelo Mar Negro.

Catedral do Arcanjo Miguel

Entre as mais variadas atrações culturais comecemos pela Catedral do arcanjo Miguel.



A construção da primeira e única Catedral Ortodoxa no território da região do Mar Negro, começou em 1874, mas devido à complexidade do financiamento durou 16 anos.

Para erigir a catedral, usaram pedras das muralhas da fortaleza de Alexandria, local onde começou precisamente os primórdios da cidade de Sochi.

De acordo com o projeto do arquiteto, Alexander Kaminsky, a igreja branca foi construída em forma de cruz com quatro ângulos e um braço alongado da fachada. Os braços da cruz estão cobertos por navios, sendo que no centro há uma cúpula.

Na década de 1930, o templo serviu de celeiro, durante a Grande Guerra Patriótica. Apesar da história de mais de cem anos e de duas restaurações, a Catedral do Arcanjo Miguel, padroeiro da cidade de Sochi, aí está imponente e a convidar a uma visita.

Saiba mais aqui.

Datcha Stalina: a casa de verão de Estaline

Para quem gosta de história (e a Rússia é um livro infinito nesta matéria), a Datcha Stalina é a conhecida casa de verão do antigo ditador Joseph Estaline. Quem costuma ler obras relacionadas com Estaline, já leu muitas referências a este espaço. 



Pois bem, é em Sochi que se localiza. Era aqui que Estaline passava grandes temporadas, meses até. A casa, que preserva as características soviéticas originais, fica localizada entre a Sochi Central e o Distrito de Adler e funciona atualmente museu. 

A casa é grande, mas simples, discreta e pintada de verde para se confundir com a vegetação que a rodeia e dificultar a identificação a partir de um avião. Estaline não usou aqui qualquer tipo de imponência, quis antes passar despercebido, como já se percebeu.

Parque Riviera

O parque «Riviera» foi inaugurado no final do século XIX e até à revolução russa foi realmente uma riviera. 



Hoje conta com várias opções: desde atividades ao ar livre, prática de variados desportos, tem o Teatro Verde onde ocorrem diversos espetáculos de música e teatro ao longo de todo o ano.

Saiba mais aqui.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Sochi é uma viagem deslumbrante, tendo em conta que desce das montanhas para o mar, tendo sido uma ideia do comerciante e escritor Sergei Judekov, no final do século XIX.



Com uma riqueza vegetal enorme cria um ambiente de floresta encantada. Há um bosque de bambu, um pequeno lago com cisnes e pelicanos, lontras através de passagens e esquilos num frenesim constante entre os visitantes.

Entre os parques superiores e inferiores, há um teleférico que conta com um miradouro com uma vista deslumbrante para o mar.

Saiba mais aqui.

33 cascatas

Um dos principais destinos naturais da cidade são as chamadas 33 cascatas do Parque Nacional de Sochi. Trata-se de uma rota natural localizada às margens do Rio Shakhe, a 53 quilómetros da cidade, na região de Lazarevskoe.

Nela, é possível contemplar pequenas cascatas e rios.

Saiba mais aqui.

Gastronomia
A gastronomia de Sochi é muito influenciada pela culinária da Geórgia, sendo que na cidade há imensos restaurantes deste tipo de cozinha, rica em sabor e tempero. 



O Khinkali, uma espécie de raviolli gigante que se come com as mãos, é uma das especialidades mais pedidas, sendo que pode ainda provar o shashliki (churrasco típico da região do Cáucaso).

Há muito e muito mais para descobrir em Sochi. Saiba mais aqui.

Porto de Sochi


Leia ainda:





Fotos: Banco de Imagens do Platonismo, Portal da Rússia e Agência de Turismo da Federação Russa. 

Agradecimento: Agência de Turismo da Federação Russa

Comentários

Mensagens populares