Rússia: a esperança da Portugalidade começa esta quinta-feira

Sergei Karpukhin/Reuters


Começa esta quinta-feira o Mundial de Futebol 2018 na Rússia.

Não tenho por hábito falar de futebol nas minhas crónicas. Porém, depois do êxito alcançado em 2016 pela seleção portuguesa com a conquista do Europeu, não podia deixar de assinalar o momento, tendo em conta que falamos de futebol, elemento agregador de uma nação.

A seleção portuguesa partiu este sábado para a Rússia com todos os sonhos na bagagem.

Sabemos que não será fácil, sabemos que não somos favoritos e sabemos também que somos o povo do coração e dos nervos, que se une à volta de uma equipa liderada pelo melhor do Mundo.

É em Ronaldo que depositamos, nos últimos anos, a esperança deste povo, desta nação valente e imortal. É em Cristiano que nos corre o brilho nos olhos, a esperança de um amanhã melhor e de que pode parecer difícil mas não é impossível.

CR7 representa tudo isto, mas simboliza, acima de tudo, a velha máxima de que podemos não chegar lá mas isso não será por não termos lutado. Contra ventos e tempestades, contra obstáculos e espinhos.

É por isso que o sangue deste povo ferve em cada jogo de um Mundial ou Europeu de Futebol. É também por isto que desejo à seleção nacional toda a sorte do mundo. Milhões de nós cá estaremos, a sofrer, a vibrar e a manter viva a esperança desta Nação Valente que tem nas veias um espírito sofredor identitário.

Aconteça o que acontecer, não há como não sonhar, e em terras russas, o sonho maior pode acontecer. Sonhemos então. Jogo a jogo. Passo a passo. É esse o nosso destino, é esse o nosso desígnio!

E que esse mesmo destino leve a sorte aos 23 magníficos que têm nos pés as cores e o coração de um país chamado Portugal.

Até para a semana!

*Crónica de 11 de junho, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR

Comentários

Mensagens populares