Legislativas 2019: que comece a festa!



Com as férias de verão à porta e a fatal silly season do costume em contagem decrescente, os partidos vão cerrando fileiras para as eleições legislativas deste ano.

À direita, um suplício chamado vazio, com um Rui Rio a antecipar-se à campanha e a abrir um pouco o véu de algumas medidas, e uma Assunção que vai perdendo cada vez mais gás para um CDS que teme, em boa parte, um resultado nada animador em outubro.

À esquerda, aumentam de tom as vozes da geringonça, nomeadamente PCP e Bloco de Esquerda, com a máxima “eu sou mais útil do que tu”. Pelo meio, o PS e António Costa assobiam.

Os socialistas sonham com uma maioria absoluta. Costa está cansado desta geringonça que tem sido um cabo dos trabalhos. É garantido que, sem Jerónimo nem Catarina, o caminho será sempre mais aberto, e sem bloqueios de maior.

O problema de António Costa é, contudo, o de não saber se chega lá, à tal maioria, que Catarina Martins já fez questão de diabolizar.

Seja como for, a fórmula está encontrada, e sabemos bem que apesar das farpas da esquerda, se a maioria não chegar, há sempre uma geringonça para repetir.

O que mais tememos é o nível da despesa pública que corre sérios riscos de derrapar se não houver no Largo do Rato um ministro das Finanças à altura.

Neste julho ainda pouco quente de 2019, o país vai a banhos sem querer ainda pensar muito no que estará para chegar à entrada do outono.

Veremos até onde nos levarão desta vez. Só é pena que saibamos todos que quando toca a votos, toda a ladainha e banha da cobra valem.

Saibamos nós ter muita paciência e separar o trigo do joio. Caso contrário, será espinhoso o martírio eleitoral que está agora a ser montado.

*Crónica de 15 de julho, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR

Comentários

Mensagens populares