As memórias de Freitas


«A transição para a democracia». Assim se chama o 2.º volume das memórias políticas de Freitas do Amaral, editado pela Bertrand, e que está a partir de hoje nas bancas. Nele, o ex-líder do CDS, revela conversas até hoje desconhecidas com Ramalho Eanes, Mário Soares, Francisco Pinto Balsemão ou Maria de Lurdes Pintasilgo. O antigo MNE de Sócrates aproveita ainda para falar da correspondência trocada com Cunha Rodrigues, em 1995, a propósito do Caso Camarate, que «visava tanto a Polícia Judiciária como a inércia e a má condução do processo por parte do Ministério Público». Hoje, Freitas, será entrevistado por Judite de Sousa, na RTP. A não perder. Mais uma memória viva da política do século XX.

Uma estória já com teias de aranha — A propósito de Freitas do Amaral, lembro-me de há uns 7 anos, era eu ainda uma jovem estudante de Jornalismo, envolvida em tudo quanto era iniciativa política-académica, de ter conhecido o antigo dirigente político nada mais nada menos do que à saída de uma auto-estrada da província.
O motorista não sabia o percurso e pediram-me que desse uma ajuda. Nos curtos 15 minutos de viagem a conversa valeu por horas, dias e anos de tertúlias. Formidável a forma como Freitas se revelou na sua intimidade com uma estranha. As pausas para registar nomes, a entoação quando falava do Governo da altura, o natural gosto com que falava da política disse tudo do homem que raramente ri. Foi nesse dia que confirmei que a Política me estava no sangue. E que vale sempre a pena os delírios políticos de que neste País ninguém gosta. Voltei a cruzar-me com Freitas do Amaral num velho e já morto jornal da Capital...marcado por uma entrevista mais dura. Mas a sede da política, essa, estava lá, igualzinha. De ambos os lados.

Comentários

Anónimo disse…
quem te conhece sabe bem a forma como te entregas a essa desgraçada política. num mundo onde valores e objectivos são o que são, há resistentes como tu que merecem ser lembrados. és o exemplo vivo de como nada na vida é impos´sivel.
nós os amigos estamos ca orgulhosos e prescindindo de ti. sabemos quem és. mas temos saudades.............................................................................................. :)S

Mensagens populares