Pensar Portugal


Esta noite, em mais um Prós e Contras, a RTP tenta – e muito bem – suscitar na opinião pública portuguesa um olhar crítico em relação aos problemas do País. Com um leque bastante gasto de convidados, mas ao mesmo tempo credível, entre eles, Adriano Moreira, Viriato Soromenho-Marques, Maria de Fátima Bonifácio e Garcia Leandro, estão em debate os grandes problemas estruturais e dificuldades que o país enfrenta.

Razões para o fracasso, erros cometidos, políticas mal implementadas, falta de inteligência dos agentes políticos e públicos deste Portugal reduzido conduziram-nos a isto. Um país sem alma, longe dos padrões desejados de desenvolvimento, sem vontade nem coragem de se tornar num exemplo para o futuro negro que se avizinha.

A falta de confiança do eleitorado perante a classe política, em vésperas de eleições, não pode ser, como se tornou unânime neste P&C, a única explicação para o fracasso. Então mas não é este povo, soberano nas urnas, que também fabricou a classe dirigente que temos? Enfim, muitas são as respostas para o estado a que chegamos. Criticar é fácil, mas as elites, continuam a chamar a si a voz da sabedoria nacional e da inteligência suprema. Também aqui a mudança impera.

Comentários

Mensagens populares