Metade dos oceanos pode já estar afetada pelas alterações climáticas

Há muito que sabemos que os oceanos estão a gritar. Não aguentam mais aquilo que todos nós fazemos cá fora, com o pé assente em terra.

Esta segunda-feira, um estudo publicado na revista “Nature Climate Change”, vem corroborar os temores que nos assolam há muito.

Diz o documento que mais de metade dos oceanos da Terra pode já estar afetada pelas alterações climáticas, com os valores podendo chegar aos 80% nas próximas décadas.

O estudo estima que entre 20% e 55% dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico tenham agora temperaturas e níveis de sal muito alterados, prevendo-se que as percentagens subam para 40% a 60% até meados do século, e para 55% a 90% até 2080.

Níveis de sal dos oceanos foram alterados e estão a sobrepor-se às variações naturais

"Temos vindo a detetar alterações da temperatura dos oceanos à superfície, devido às alterações climáticas, há já várias décadas, mas as alterações em vastas áreas do oceano, particularmente em áreas mais profundas, são muito mais difíceis de detetar”, disse Eric Guilyardi, da Universidade de Reading (Reino Unido) e do Laboratório de Oceanografia e Clima de Paris, explica, citado na publicação.

Só me pergunto de que forma ainda não percebemos que estamos todos, há décadas, a contribuir com a nossa atividade (e os nossos disparates) para isto.

É hora de salvarmos os nossos mares. Em breve, muito em breve, se nada for feito, eles não escolherão entre eles e nós. Disso, não tenho a menor dúvida. 

 

Comentários

Mensagens populares