Portugalidade: Santa Marta de Penaguião, o Douro como companhia

Situa-se num dos locais mais épicos do país: a Região Demarcada do Douro. Com estatuto de vila, Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real, é conhecida pelos vinhos que produz, diretamente dos socalcos durienses, património mundial da Humanidade.

É nela que hoje nos detemos em mais uma viagem à Portugalidade que só a nós nos pertence!

Aqui, os campos de vinhas integram a maioria da paisagem de forma sublime, sendo que o ramalhete compõe-se com os sons a correr do rio Corgo, conferindo-lhe uma imagem única para quem a visita, especialmente para os turistas. Não faltam solares e casas senhoriais pinceladas numa paisagem ímpar, onde domina a viticultura e as tradições de um terroir sem igual. 

Santa Marta de Penaguião apresenta vestígios de ocupação humana bem remotos, com algumas fortificações castrejas por todo o território concelhio, como em Fontes, Lobrigos, Cumieira, Louredo e Medrões.

Apesar de alguns documentos referirem a vida municipal de Santa Marta de Penaguião, foi sem dúvida a criação da Região Demarcada do Douro, em 1756, que mais contribuiu para o desenvolvimento deste concelho, conferindo uma riqueza até aí nunca vista.

A vila está rodeada de uma paisagem magnífica, caraterizada pelos socalcos cultivados, pela imensa vinha, e pelo rio Corgo, que confere uma beleza única ao conjunto, enriquecido com o património arquitetónico da vila, como a Igreja paroquial com uma original torre sineira, o pelourinho da vila ou os muitos moinhos existentes por toda a região, uns comunitários, outros domésticos, símbolo da importância dos muitos cursos de água aqui existentes e da manutenção agrícola que se mantém ao longo dos anos. 

De destaque são também os marcos graníticos da Demarcação da Região do Douro efetuada em 1756, e que tanto alterou o rumo destas terras.

Símbolo da importância económica que os férteis solos da região e a criação da Região Demarcada do Douro possibilitaram a Santa Marta de Penaguião, encontram-se por toda a região diversos solares e casas senhoriais, mormente dos séculos XVII e XVIII, como o Solar dos Pinheiros ou a Quinta do Bertelo.

As tradições de Santa Marta de Penaguião estão, elas próprias, muito ligadas á viticultura, como se pode observar no interessante artesanato da região, nomeadamente em técnicas ligadas à cestaria e á tanoaria, bem como a tapeçaria, rendas e bordados que eram utilizados para servir doces e o vinho do Porto.

São muitos os locais de atração turística. Vamos destacar alguns dos mais relevantes.

Miradouro de Santa Bárbara (Cumieira)

O Miradouro de Santa Barbara, na Cumieira, localiza-se num dos pontos de maior altitude do concelho, a cerca de 470m acima do nível do mar.

Do miradouro de Santa Barbara, com a cidade de Vila Real bem perto e com a serra do Marão no horizonte, podemos apreciar as luxuriantes encostas do Corgo, do Alto Douro Vinhateiro, que a UNESCO, classificou como Património Mundial da Humanidade.

Deste lugar, com a bonita capela de Santa Barbara, situada num agradável e bem requalificado espaço envolvente, podermos ver o serpenteado do rio Corgo com as suas águas límpidas e abundantes, ladeado pelos vinhedos em socalcos, proporcionando a todos os que viajando na linha do Corgo, desfrutando de um dos meios de transporte mais emblemáticos da região, vão sentindo a cada momento o prazer da contemplação de uma das paisagens mais majestosas do mundo.

Pelourinho

O pelourinho, muito singelo, assenta numa plataforma de três degraus circulares, de aresta, estando o térreo quase totalmente embebido no terreno. A coluna encaixa diretamente no degrau superior, elevando-se em fuste cilíndrico e liso, encimado por pequeno anel rebordante. O remate é constituído por uma pinha de base quadrangular, com arestas ligeiramente afeiçoadas, cujo topo se adelgaça em cone truncado, de faces côncavas.

A simplicidade do conjunto não permite datá-lo com precisão, embora seja provável que tenha sido construído na sequência do foral manuelino, conservando feição medieval.

Praia Fluvial - Fornelos

A Praia Fluvial de Fornelos é um local idílico e aprazível, junto às águas límpidas do rio Aguilhão, que corre junto à União de Freguesias de Louredo e Fornelos.  A praia fluvial tem utentes de todo o país, para além dos conterrâneos penaguienses, que já se renderam às suas águas refrescantes.

A Praia Fluvial de Fornelos foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, em 12 de julho de 1998. É um espaço de lazer de agradável frescura, com um açude no rio que serve de piscina natural. Na zona envolvente (e vedada) uma parte relvada para banhos de sol, com estruturas de apoio: casas de banho, lavabos, e um bar.

Um polo (e centralidade turística) que serve com maior vantagem os conterrâneos de Louredo e Fornelos.

Trilho do Céu e da Terra - Cumieira

Podemos chamá-lo de Trilho da Terra e do Céu, tais são as alturas a que subimos e as profundidades a que descemos. Mas vale a pena o esforço. Compensa como uma nascente de água fresca quando o deserto cansa e a sede abrasa.

Do alto da capela de Santa Bárbara o olhar foge para a lonjura das cumeadas, que se perdem em gradações de cinzas e azuis, e delas regressa contrafeito. Com ele leva a imaginação e o sonho que alimentam a fantasia do partir à descoberta. Vila Real vê-se numa espécie de vista de pássaro em aproximação.

Os vinhedos e os olivais desenham os sulcos do esforço no chão xistos, fértil e íngreme. As povoações parecem rebanhos de casas pastando a verde paisagem e dão-lhe uma alegria alva e risonha.

Descendo as encostas íngremes, a que as videiras se agarram em filas e traços, encontramos a povoação de Veiga, um aglomerado de casas claras envolvido de verde, em sorriso alegre no fundo do vale, de pessoas simpáticas e comunicativas. É um verde fértil, festivo na abundância de hortas, de flores, de vinhas, de castas de uvas para vinho e para a mesa. De lá de baixo, do fundo do vale e olhando para as encostas que parecem tocar as nuvens, a visão é encantatória e chega a impressionar pela dimensão telúrica e humana que evidencia. De cima, da EN2, vê-se o vale profundo e plano enfeitado por desenhos de propriedades e vegetação, pelo Arcadela de águas límpidas e pelo sorriso alegre do casario.

Trilho do Corgo - Alvacoes do Corgo

O Trilho do Corgo proporciona-nos uma viagem pela relação entre o homem e a natureza. Ao longo de todo o trajeto é possível admirar o resultado do labor que ao longo de séculos foi moldando o chão duro de rocha e dele fez brotar vinho. Impressiona a dimensão quase inimaginável desse esforço secular, quando se aprecia a espantosa paisagem transformada em riscas que mais parecem as curvas de nível de um mapa em que Deus se esforçou plenamente na criação de beleza e harmonia entre o homem e a natureza.

Nas ondulações de verde primaveril e de oiro outonal, nos declives acentuados, por entre o avolumar das encostas íngremes, esgueira-se o Corgo, rio furtivo, tímido e quase envergonhado da sua imensa beleza. Nas margens estreitas, aqui e ali mais largas e atapetadas de erva verde, a sombra dos amieiros, freixos e salgueiros convida a uma sesta em dias quentes.

Dos pontos mais altos vislumbra-se o infinito, por onde se perdem os cumes e as terras distante. Nalguns destes pontos erguem-se capelas que podem ser avistadas desde muito longe a testemunhar o milagre da transmutação da paisagem. Mas elas proporcionam também vistas de encantar para as povoações próximas e distantes, principalmente para o Peso da Régua, ali nas margens do Douro. Este trilho conduz até uma delas. De lá, consegue-se uma visão hemisférica e vê-se as habitações a pontuar de branco a verde paisagem.

Gastronomia

A rica gastronomia transmontana também se faz aqui sentir, onde a tradição de vários pratos como o anho com arroz de forno a lenha, o arroz de feijão com bacalhau cozido ou o cozido à portuguesa, são pratos obrigatórios para qualquer visitante que por aqui passe. 

Não esquecendo o ‘Bazulaque’, a Açorda de Medrões, o Caldo de castanhas ou a afamada Feijoada à Transmontana. A acompanhar estão os excelentes vinhos de mesa da região, a culminar no famoso vinho generoso ou fino conhecido por Vinho do Porto.  

A visitar:

Igreja Paroquial de São João de Lobrigos

Igreja Paroquial de Santa Eulália da Cumieira

Pelourinho de Santa Marta de Penaguião

Capela de São Pedro

Castros (dispersos pelo concelho)

Marcos de demarcação da zona de produção de vinhos generosos do Douro

Santuário de Nossa Senhora do Viso

Igreja de Santo Adrião de Sever

Igreja Matriz de São Miguel de Lobrigos

Capela de São Pedro de Medrões

Capela de Santo Mártir

Fonte do Rei

Fonte da Igreja

Cruzeiro de Fontes

Aldeia tradicional de Paradela do Monte

Aldeias de Soutelo e Póvoa da Serra

Miradouros

Moinhos

Forno Cerâmico Romano

Quinta da Cumieira

Quinta do Pinheiro (Casal Agrícola de Cevêr)

Caves Santa Marta

Praia Fluvial de Fornelos

______________________________

BI – Santa Marta de Penaguião

População: 7356 habitantes

Área: 69.00 km2

N.º de freguesias: 7

Presidente da Câmara: Luís Machado

Contactos:

Email: geral@cm-smpenaguiao.pt

Site:  http://www.cm-smpenaguiao.pt

Telefone: 254 810 130

Fontes e Crédito das Fotos: Câmara de Santa Marta de Penaguião

Comentários

Mensagens populares