25 anos de uma revista resiliente e que continua a honrar o jornalismo em Portugal

Foto: Revista O Instalador 
Hoje é dia 1 de abril, também Dia das Mentiras, e muitos, por graça, diriam que não, não é verdade. Mas é. Falo do aniversário que hoje se assinala: os 25 anos da Revista O Instalador

Tenho o privilégio de estar nesta casa faz em setembro próximo, 12 anos. Tem sido uma caminhada feliz, recheada de altos e baixos, como assim é na vida. Mas não deixa de ser um caminho repleto de muito conhecimento, experiência essencial num segmento editorial importante para o país nas áreas da Construção, Edifícios e Renováveis.

Neste dia, em que se assinala o seu nascimento, quero, por isso, evocar a importância cada vez maior do jornalismo mais setorial. Hoje, fazer jornalismo em áreas concretas, acompanhar a sua atividade diariamente, todos o sabemos, é quase impossível em Portugal. Primeiro, porque não há dinheiro nem recursos humanos para ter um jornalista e um fotógrafo, durante meses, dedicados a um trabalho específico. Não só hoje, como sempre, é essencial conhecer, em profundidade, os temas sobre os quais escrevemos. Isso é primordial para podermos dar aos nossos leitores informação séria e credível e, sobretudo, mais aprofundada.

Julgo que esta é a grande mais-valia das revistas técnicas e de segmento. Além de que, têm e vivem unicamente da publicidade.

A sustentabilidade dos projetos é também uma prioridade porque não vivemos de apoios estatais nem de migalhas do Estado quando este resolve anunciar que vai ajudar a comunicação social. Comunicação social essa em que muitos, nas mesmas condições, ficam sempre de fora. 

Serve tudo isto para dizer que uma revista - como O Instalador - manter-se firme no mercado há 25 anos representa resiliência e muita força de todos aqueles que a construíram desde os seus primórdios. 

Foto: Revista O Instalador 

São todos eles - profissionais, anunciantes, parceiros e leitores - que merecem também hoje soprar estas 25 velas. Parabéns a todos os que a fizeram e continuarão a fazê-la! O setor AVAC merece!

Parabéns a todos por este dia e por este número. Um obrigada especial à Isabel Fonseca, fundadora e diretora da revista durante 23 anos. Sem ela, nada disto teria sido possível. Foi a sua persistência e também a sua visão que fez com que este continue a ser hoje, 25 anos depois, um projeto de sucesso!

Da minha parte, obrigada a todos os que comigo trabalham nos últimos 12 anos e aos atuais colegas e diretores da INDUGLOBAL - Grupo Interempresas. Que o caminho continue a ser fértil em notícias e que O Instalador se mantenha firme e coeso neste percurso que já faz parte da história dos mercados setoriais em Portugal. 

Deixo-vos o meu agradecimento a todos por isso, no vídeo abaixo:


Comentários

Mensagens populares