Portugalidade: Montargil, ancorada na Barragem, sedutora e com vagar


Texto e Fotos: Ana Clara 

No alto Alentejo há um lugar mágico, onde começa a planície e onde o montado inicia o seu périplo até lá abaixo, a Mértola.

Montargil é um oásis a poucos quilómetros da capital, e no início de uma região sem igual no retângulo. Sou suspeita e declaro-me já como tal: conheço-a como a palma da mão, desde os primórdios da infância, até hoje, onde quis o destino que  os laços da vida a pusessem no meu caminho.

Situada no concelho de Ponte de Sôr, no distrito de Portalegre, é conhecida pela barragem e pelas praias - muitas delas selvagens - fluviais que se despem de tudo e abraçam quem as pisa.



A barragem de Montargil é, sem dúvida, a atração maior da região. Onde ainda é possível aproveitar o silêncio, a paisagem, as gentes e tradições alentejanas. Mas, Montargil, é bem mais do que a barragem e as línguas de areia que a contornam. É também falar de desportos náuticos, de gastronomia, de Agricultura e cultura local. As gentes do Alto Alentejo ainda vivem à parte do frenesim das grandes cidades. O tempo ali corre devagar. Não há pressa de chegar e muito menos de abalar. Ali, a vida, a forma como a saboreamos, ganha outra dimensão, se a quisermos abraçar com vagar.

É por isso que recomendo uma visita (apesar de a querer intacta). Vale bem a pena descobrir Montargil, as suas gentes e a sua cultura. É ir, que amanhã é sempre tarde para viver sem amarras nem correrias.

BI

  • Montargil - concelho de Ponte de Sor
  • 1933 habitantes (dados de 2021)
  • Freguesia:https://www.cm-pontedesor.pt/viver/freguesias/freguesia-de-montargil/



Comentários

Mensagens populares