Abrantes: 108 anos de elevação a cidade e um desejo
Agora que passaram as Festas da Cidade, gostava de falar sobre estes dias sempre tão intensos para os abrantinos e vividos à distância por um de vós. No caso, eu mesma, que estando longe, nunca deixo de me perder nas saudades do momento nestes Junhos que são sempre nossos.
Foto: Ana Clara |
Abrantes celebrou no passado dia 14 de Junho, 108 anos de elevação a cidade.
É sempre com imensa alegria e entusiasmo que acompanho estes momentos em que Abrantes renasce, por alguns dias, para uma nova vida. E se, de ano para ano, o cartaz tem subido sempre a fasquia, 2024 não foi excepção. Opções musicais ecléticas e de qualidade, acredito, só podem ter deixado todos os que visitaram a cidade muito satisfeitos.
Serve também esta crónica para manifestar um desejo que, creio, perpassa muitos dos que escutam a Antena Livre. Falo obviamente desta vida e animação que enche Abrantes nas Festas da Cidade. Pergunto-me sempre por que razão, este momento não se repete o ano inteiro. Não digo com a mesma proporção, mas pelo menos com a mesma intensidade.
Sempre que regresso, e regresso algumas vezes no ano, passeio pela cidade, visito amigos e familiares, de noite ou de dia, e há sempre um sentimento que me atinge: a pacatez da minha cidade. Sem gente na rua, sem animação, quase que parada no tempo. Talvez esteja talhada, por questões culturais e locais, a ser assim, na sua calma habitual, tal como a conhecemos há anos. Contudo, ainda sonho com o dia em que ao fim de semana as ruas do centro histórico se encham de vida e de bulício, de noite ou dia, e haja vida para além de quatro paredes e uma cidade que grite presente.
Um dia talvez ainda aconteça! Se não acontecer, está tudo
certo, mas gostava que um dia alguém me explicasse as razões que explicam o
facto de Abrantes não dar o salto para uma cidade mais aguerrida, repleta de
vida e atraente! Porque tem tudo para isso, desde espaços, património, e, acima
de tudo, gente capaz de fazer parte dessa mudança! Parabéns a todos os
abrantinos por mais um ano de vida de uma cidade que não é só florida, é também
nossa e a melhor do Mundo!
Podcast/Opinião de 17 de Junho na Antena Livre. OUVIR.
|
Comentários