Política a banhos antes de um Outono quente

O País vai a banhos este mês de Agosto. A política fica agora em suspenso e a marinar para uma rentrée que irá antever o que vem aí no posicionamento dos partidos para o grande teste do Orçamento do Estado para 2025. 

Foto: Nuno Fox. 

O jogo do gato e do rato foi o escolhido por PSD e PS até agora. As negociações já começaram e, parece começar a definir-se que será ao centro que estará a chave para a tal luz verde que Luís Montenegro tanto precisa. 

Será na bancada do PS que se começa a definir a viabilização do Orçamento. Pedro Nuno Santos tem dado sinais de que não quer eleições antecipadas e que cederá à mesa das conversações. Pelo meio o ruído do Chega, que tudo fará para colocar o ónus de um mau orçamento para o País em cima dos dois maiores partidos. 

Uma coisa é certa, joga-se nos próximos meses um futuro importante para o País e que, seguramente, ninguém quer que seja instável de novo. Marcelo Rebelo de Sousa também terá aqui um papel fundamental na mensagem que pode e deve passar sem se intrometer no poder executivo. Resta saber quais as fichas de cada protagonista e quais as jogadas que melhor servem os seus interesses. 

Até lá, que se aproveite o sol e mar de Agosto e, já agora, alguma frescura também não faria nada mal!

*Crónica/Podcast de 29 de Julho na Antena Livre. OUVIR

Comentários

Mensagens populares