Professor Manuel Sobrinho Simões: um homem extraordinário
Quando soube que me ia conceder a entrevista, estremeci. Falamos de um dos melhores deste País na Ciência, Medicina e Investigação.
![]() |
Crédito da Foto: IPATIMUP |
Foi considerado o patologista mais influente do Mundo, em 2015, pela revista britânica ‘The Pathologist’, um reconhecimento dos seus pares e um momento que muito o orgulha na sua carreira como investigador e professor emérito da Universidade do Porto.
Falamos de Manuel Sobrinho Simões e a ele se deve uma grande parte do caminho feito em Portugal na investigação do cancro. Foi uma conversa extraordinária, com um homem a quem Portugal muito deve e que, aos 78 anos, continua a ver a vida como um desafio permanente, e ao mesmo tempo que trata o cancro por tu, tem exatamente os mesmos medos que qualquer um de nós. Além disso, a forma como confiou em mim foi o maior alento que um jornalista pode ter quando, numa área tão sensível, é preciso ler e documentar bem toda a preparação.
Senti-me uma formiga. Antes, durante e hoje mesmo. Com o professor Sobrinho Simões, cumprimos o preceito maior da vida: crescer e aprender sobre o que nos rodeia. Com os melhores. Sobre a Saúde em Portugal e sobre o cancro, essa palavra tão temida e nada amigável. Com ele, os mistérios que nos rodeiam deixam de o ser. De uma forma leve, genuína e que vem de outra dimensão. A dele.
Obrigada também à Dra. Celeste Campinho e à professora Paula Soares. Sem a preciosa e inestimável ajuda de ambas, nada disto teria sido possível!
Comentários