Cavaco ratifica Tratado em Dia da Europa


Cavaco Silva aproveitou o dia da Europa para assinar a ratificação do Tratado de Lisboa. O Presidente dá assim (mais) um sinal à União de que o nosso País tudo fez para não ser um bloqueio à aprovação do documento.
A partir de agora, diz o PR, «é necessário preparar a boa aplicação do Tratado» para que Portugal se adapte à «nova arquitectura institucional de forma eficiente para garantir uma efectiva influência no processo de decisão comunitário».
Mas se neste nosso cantinho o problema está arrumado — sem ter havido consulta popular — a Europa ainda não está a salvo de um «final feliz» nesta matéria.
A Irlanda ainda não deu o seu aval e só o referendo — imposto constitucionalmente — ditará ou não mais uma crise na Europa a 27.
Durão Barroso já se apressou e garante que não há «plano B» caso os irlandeses chumbem o Tratado Europeu. A expectativa do presidente da Comissão Europeia está alta demais e só prova que as instituições comunitárias e os seus responsáveis máximos não aprenderam com os erros do passado recente. É essencial que a União se prepare para todo e qualquer cenário. Os casos da França e da Holanda em 2005 serviram exactamente para isso.

Comentários

Mensagens populares