A teoria do Coeficiente de Ineficiência


Ora aí está uma notícia interessante. Sabe-se agora que há um modelo matemático que demonstra que Governos com menos ministros são mais eficazes. Consequência imediata? Maior estabilidade e desenvolvimento de um País.
A conclusão é de três físicos da Universidade Médica de Viena que compararam o número de ministros de um Governo com quatro indicadores fulcrais: Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, os indicadores do Banco Mundial sobre Estabilidade Política, Liberdade de Expressão e Votação e Eficiência Governativa.
Com esta teoria não é difícil perceber que, no caso português, com 14 ministérios e dezenas de secretários de Estados espalhados por cada tutela, a nossa posição no «ranking» de desenvolvimento fica bem longe da média desejável. E nem sequer precisamos dos números negros da OCDE ou da União Europeia. Fica o «link» do artigo publicado no «ArXiv» da Universidade Cornell, de Ithaca, nos Estados Unidos, onde os investigadores expõem a descoberta: http:// arxiv.org/abs/0804.2202.


Comentários

Mensagens populares