Avançar para o conteúdo principal

O deputado típico português


A Assembleia da República traçou o perfil do deputado-tipo e..surpresa ou nem tanto, como características mais comuns entre os actuais parlamentares está o facto de serem homens, advogados e de terem mais de 40 anos. Bem explícito fica o peso masculino na política. É que, em 230 deputados, apenas 65 são mulheres.
O PCP é actualmente o único sem presença feminina na bancada. Já o PS é o que revela maiores índices de paridade.
Em termos de formação, grande parte dos deputados são advogados e professores mas há também dirigentes da administração pública, gestores e ainda um agricultor. A média etária situa-se entre os 51 e os 60 anos. Ora aqui está uma boa estatística para deixarmos a questão no ar: precisa a nossa casa da Democracia de uma renovação formal e estrutural?

Comentários

JN disse…
Precisa sim, Ana. Precisa de ver reduzido o número de deputados. E precisa, também, de ver aumentada a qualidade dos parlamentares. E precisa, ainda, de produzir melhor legislação. E procisa, finalmente, de ser um exemplo — em todos os aspectos — para os portugueses. Por que será que a Assembleia da República é o órgão de soberania com pior imagem junto da opinião pública?