O dever histórico de Alegre


No 1.º número da revista Ops!, lançada hoje, o histórico do PS, Manuel Alegre, não podia ter escolhido melhor o tema de reflexão: a colonização ideológica da esquerda. O ex-candidato presidencial disserta também no mesmo artigo contra os «interesses que confiscaram o Estado». Alegre defende que «a esquerda em Portugal e na Europa atravessa um dos momentos mais difíceis da sua história», numa conjuntura em que se quer «fazer crer que não há outras soluções senão as que decorrem das receitas impostas» por instituições como a OCDE, o FMI e o Banco Mundial. Segundo Alegre, «o dever dos socialistas é o de procurar novas respostas e não baixar os braços perante as dificuldades».
O País espera de Manuel Alegre muito mais do que ele tem dado. A sua postura, com avanços e recuos, não dá a entender o que pretende o deputado. Mas as verdades e a coragem do homem que (ainda) representa a ala esquerda do PS, são essenciais para não deixar morrer o que resta da ideologia socialista. A globalização aí está mas nem tudo pode morrer com ela. Alegre tem o dever de erguer como bandeira princípios que ainda estão bem vivos. Basta que o faça de forma natural e esquecendo os interesses partidários e políticos que ainda o movem.

Nota: a revista Ops!, que terá uma periodicidade bimensal e que é divulgada em suporte digital em www.opiniaosocialista.org, vai ser apresentada hoje, ao final da tarde, em Lisboa, num debate com a participação do secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva.

Comentários

Anónimo disse…
Você foi cobrir este importante evento? Dá uma caixinha, pelo menos.

Mensagens populares