«O mundo não pode esperar» (mais uma vez)...

Caricatura dos chefes de governo do G8. Junho de 2007
O Lago Toyako, na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, recebe na próxima segunda-feira a Cimeira do grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia (G8). Em cima da mesa e, pela enésima vez, vão estar em discussão as dramáticas mudanças ambientais e a crise alimentar mundial.
Na prevenção das alterações climáticas teremos o costume: o cumprimento do Protocolo de Quioto (1997-2012) que visa(va) a redução da emissão de gases com efeito de estufa. O documento, como se sabe, nunca gerou unanimidade e não foi ratificado por algumas potências industriais que o assinaram, com a justificação de que a sua adopção travaria o desenvolvimento, com graves impactos económicos e sociais. A nova meta é a de 2020-2050. Alguém acredita que será cumprido? Pois é...
Mas pior ainda é o problema da escassez alimentar. Para atacar a especulação petrolífera, o grupo dos G8 defende a abolição dos subsídios aos combustíveis e dos mecanismos de controlo dos preços, para deixar agir o mercado. O crescimento demográfico, os desastres naturais, o desvio da produção de cereais para biocombustíveis e a especulação bolsista fizeram disparar o custo de alimentos básicos para milhões de pessoas, como o milho, trigo, soja e arroz. E são milhões a morrer de FOME.
Será que podemos ter esperança? Não queremos ser pessimistas mas...tudo vai ficar na mesma porque o G8 é, em grande parte, o problema e não a solução. A menos que um milagre aconteça...os dramas persistirão. Os protestos mundiais em altura das Cimeiras do G8 não se vão fazer esperar. Tudo, porque «o mundo não pode esperar».

Comentários

Mensagens populares