Octávio de volta para incendiar o futebol nacional


«Vocês sabem do que estou a falar?». O título é bem expressivo e coaduna-se, na perfeição, com o autor. Octávio Machado está de regresso — às bancas — e ao seu melhor nível. Polémico e sem papas na língua, em entrevista ao Expresso, o antigo treinador do Sporting e do F.C Porto, promete revelar bombas quase atómicas. No livro, Octávio, hoje confinado à condição de agricultor e de vereador da autarquia de Bocage, promete descrever 40 anos de ligação ao futebol, primeiro como jogador e mais tarde como treinador.
Sobre o curioso título do livro, Octávio Machado é claro: «a frase é célebre. Fui eu que a disse e depois muitas pessoas fizeram uso dela. (...) "Vocês sabem do que estou a falar" é uma frase que me identifica ou com a qual me identificaram. Sugeri-a quando se falou no nome do livro e foi aceite. No fundo, é algo que é real, que é verdadeiro. Afinal de contas, com tudo aquilo que tem vindo a lume sobre algumas situações do futebol português, toda a gente sabia do que eu estava a falar... Apenas por comodidade ou por conveniência ninguém, na altura, tomou qualquer tipo de posição ou quis agarrar naquilo que era dito e analisar, pesquisar, procurar respostas. E em face também do "Apito Dourado" e de algumas coisas que vieram transcritas na comunicação social, as pessoas acabam por perceber que, efectivamente, nada é novo».
Octávio aí está para aquecer o Verão 2008! Para os mais curiosos, o livro estará à venda já na próxima semana.

Comentários

JN disse…
Não posso estar mais em desacordo contigo Ana: o Oactávio "Malvado" Machado está de volta de onde? e a quê? "Incendiar" o futebol nacional? Acabo de ler as entrevistas que deu ao "CM" e ao "Expresso" e, com especial atenção, li os excertos do livro (agora, e para utilizar uma expressão dele próprio, qualquer "badameco" escreve um livro. O que é que constato? Constato que o OM não diz nada de novo, não conta nada, rigorosamente nada, que já não tenha tornado público anteriormente. Tenho do OM a imagem de um grande jogador de futebol, daqueles que dentro do campo deram tudo o que tinham e não tinham pela equipa que representavam. Ele foi assim No "meu" FCP. Mas também tenho a "outra" imagem dele: a de um ex-treinador ressabiado e frustrado, de um ex-treinador que nunca conseguiu impôr-se nos clubes por onde passou e nunca ganhou nada. A raiva, o ódio que mostra para com Pinto da Costa motram a sua verdadeira dimensão, a sua estatura. Que, como todos sabemos, é realmente baixinha.

Mensagens populares