A solução final


O Congresso norte-americano aprovou na noite passada o projecto de lei sobre o plano de 700.000 milhões de dólares (480.000 milhões de euros) para recuperar o sistema financeiro, a votar esta segunda-feira no Senado.

O projecto de lei será submetido a votação no Senado (câmara alta do Congresso) e, não havendo obstáculos, seguirá para a Casa Branca, para ser promulgado por George W.Bush.

A chamada Lei para a Estabilidade Económica de Emergência mantém o objectivo central do programa do governo, que é o de recorrer ao montante máximo de 700.000 milhões de dólares para comprar crédito malparado, mas inclui clausulado adicional resultante das negociações entre parlamentares democratas e republicanos.

Com este plano os contribuintes terão direito à compra de acções de crédito malparado, tal como pequenos bancos comerciais e fundos de pensões, de que poderão tirar benefícios havendo recuperação das instituições intervencionadas. O governo também elevará a carga fiscal das empresas que paguem aos seus executivos salários acima dos 500.000 dólares/ano (343.000 euros). Veremos se a intromissão do Estado na economia resulta. Poucas esperanças já existem. Mas esperemos que sim. A grave crise mundial assim o exige.

Comentários

Mensagens populares