Um medo que se transformou numa noite mágica

García Márques


O medo de viajar de avião proporcionou aos escritores latino-americanos Julio Cortázar, Gabriel García Márquez e Carlos Fuentes algo inédito: viverem em 1968 uma «noite irrepetível» durante uma viagem de comboio que fizeram juntos na Europa central.

A revelação foi feita por García Márquez que refere que o trajecto Paris-Praga se converteu numa enorme prazer graças a Cortázar, que, a uma pergunta «casual» de Fuentes, respondeu com uma «cátedra deslumbrante» que durou várias horas.

«Viajávamos de comboio, desde Paris (até Praga), porque os três éramos solidários no nosso medo ao avião», recorda. Nessa viagem, falaram de tudo. Foi então que Fuentes quis saber — e perguntou a Cortázar — em que momento e por iniciativa de quem se tinha introduzido o piano na orquestra de jazz.

A pergunta era casual e Fuentes não pretendia saber mais do que uma data e um nome, mas a resposta foi uma cátedra deslumbrante que se prolongou até ao amanhecer, entre enormes copos de cerveja e salsichas com papas geladas.

Como muitos de nós gostávamos também de ter feito essa viagem mágica.

Comentários

Mensagens populares