Morreu Ali Alatas


Ali Alatas, antigo ministro indonésio dos Negócios Estrangeiros do ditador Suharto morreu hoje vítima de um ataque cardíaco. Alatas, com 76 anos, foi o chefe da diplomacia indonésia de 1988 a 1999, ano em que Suharto foi forçado a retirar-se por força das grandes movimentações em defesa da democracia.
Todos se lembram do papel decisivo que desempenhou na defesa da invasão e ocupação de Timor Leste pela Indonésia, bem como a forma como negociou com Portugal o acordo de Maio de 1999 que permitiu que os timorenses pudessem expressar a sua opinião sobre o destino que queriam para o País que hoje é Timor Lorosae.

Comentários

JN disse…
Lamento a morte do ser humano, obviamente. Mas não esqueço a sua enorme responsabilidade, pessoal e política, nas atrocidades cometidas sobre o povo timorense que APENAS queria ser livre. Que descanse em paz!
Anónimo disse…
Reduzir Ali Alatas ao "ser humano" é de uma ignorância grotesca. As mensagens pseudo-pedagógicas têm limites. Mais documentação, sff.
Ana Clara disse…
Cada um é livre para formar a opinião que quiser. Respeitar a dos outros também é uma virtude. Quando nao o fazemos, também somos ignorantes, como parece ser o caso.
Anónimo disse…
De facto o homem foi um verdadeiro «carniceiro» com o povo timorense. Há gajos que nem na morte merecem perdão...
Anónimo disse…
Entendamo-nos: a crítica e o debate devem ser construtivos e livres, acima de tudo. O que não é observado em muitos quadrandes, designadamente nalguns jornais. Considerar Alatas apenas como um "malfeitor" é errado. Lembro que ele foi considerado para secretário-geral da ONU e abriu a porta a Timor. A opressão começou muito antes e não com Alatas. Um bocadinho mais de estudo e menos espuma.

Mensagens populares