A condecoração (merecida) do Carlos!

Não podia deixar passar o marco, sem o divulgar. Porque é fantástico ver o antigo professor, o camarada, mas acima de tudo o amigo ser homenageado desta maneira. Na sexta-feira, 19 de Março  às 18h30, durante uma recepção no Palácio de Santos, o Embaixador de França em Portugal, Denis Delbourg, entregará as insígnias de Oficial da Ordem das Artes e das Letras ao jornalista Carlos Pinto Coelho.
O Ordem das Artes e das Letras existe desde 1957 e é uma condecoração atribuída pelo Ministério francês da Cultura. Tem três graus : Cavaleiro, Oficial e Comendador. Em Portugal, várias personalidades da cultura já receberam esta distinção como Amália Rodrigues, Manoel de Oliveira, Agustina Bessa Luís, João Bénard da Costa, Júlio Pomar , António Lobo Antunes. Ao entregar esta prestigiada comenda, o governo francês pretende homenagear a carreia do repórter que entrevistou e divulgou importantes nomes das letras francesas em Portugal e que, ao longo dos tempos tem dado um importante contributo para o reforço dos laços culturais e de amizade entre Portugal e França. 
Recorde-se que Carlos Pinto Coelho moderou há dois anos os Estados Gerais do Multilinguismo na Universidade da Sorbonne, em Paris, que juntou os 27 ministros da Cultura da Europa. Nesse dia estarei a chegar para as bandas do Gerês mas o meu afecto estará lá.

Comentários

Mensagens populares