Um sereno Alegre!
Dois dias depois de o PS e José Sócrates ter dado o apoio formal a Manuel Alegre na corrida a Belém, o ex-deputado socialista apresentou-se hoje, na Grande Entrevista, da RTP, sereno, calmo e muito tranquilo.
Manuel Alegre garante que é ele quem gere a sua campanha, mas reconheceu que o apoio do Bloco de Esquerda e agora do PS é importante para a sua candidatura. Alegre sabe que o apoio de Sócrates é fundamental para a sua eleição presidencial. Um facto já é evidente: toda a esquerda com peso em Portugal está verdadeiramente empenhada, de forma consensual, a voltar a colocar em Belém um homem com valores de esquerda.
A direita, assustada, pensa num candidato alternativo a Cavaco. Santana já se coloca a jeito. Mas, a direita que pensa que Cavaco será derrotado por Alegre e que agora se amedronta não conseguirá melhor candidato que o actual Presidente. E não é o eleitorado das questões fracturantes – como o homossexual – que roubará a reeleição a Cavaco. A esquerda está dividida entre Alegre, Fernando Nobre e o candidato do PCP, que ainda não foi anunciado. Anunciado mesmo deverá ser o resultado nas urnas.
Nota – Alegre lançou o desafio a Cavaco de dizer se é recandidato ou não na corrida a Belém. Alegre devia saber que quem gere a agenda de Cavaco é ele próprio e mais ninguém. Essa nem Alegre nem ninguém mudará.
Comentários