Blogue ajuda no narcotráfico


O autor anónimo de um blogue está a dar aos mexicanos o que não conseguem em mais parte alguma – uma perspectiva interna sobre a rude guerra contra o tráfico de droga. O Blog del Narco tornou-se um sucesso, de recurso indispensável, quando a imprensa tradicional é pressionada e ameaçada para se afastar do assunto.
Muito material que lá é colocado, incluindo avisos e uma decapitação, parece vir directamente dos traficantes; outro, descrevendo cenas de crime, indica informação acessível apenas a militares e polícias.
As mensagens indiferenciadas sugerem que todos os lados estão a usar o blogue: os gangues, para mostrarem o seu poder; os agentes da lei, para mostrarem que também sabem ser duros; e o público, para saber mais sobre incidentes que a imprensa habitual é forçada a ignorar ou a secundarizar. Em pelo menos um caso o Blog del Narco pode ter provocado uma prisão importante, de uma directora de prisão, quando publicou um vídeo que mostrava o seu sistema de libertar presos durante a noite para irem fazer assassínios para um cartel de traficantes. Em Portugal também podia acontecer o mesmo. Em muitos casos, impera.

Comentários

Mensagens populares