Blair - o eterno amigo de Barroso e Sócrates


Nunca gostei dele. Não concordei com a aliança norte-americana na guerra do Iraque, em 2003. Mas, após ter saído do poleiro do poder, Tony Blair irrita-me sempre que abre a boca. Agora, é fã de José Sócrates. Este sábado, em entrevista ao Expresso, o ex-primeiro-ministro britânico não poupa em elogios ao actual primeiro-ministro de Portugal. «De facto, o vosso primeiro-ministro Sócrates é um dos melhores líderes na Europa. Há muitos bons líderes à esquerda na Europa, mas a maneira de vencer é ganhando o centro, como aliás o próprio Sócrates demonstrou. [Sócrates] está numa situação difícil, mas toma grandes decisões, o que é importante», disse Blair. É, de facto, impressionante como as conjunturas políticas europeias fazem amigos para sempre. E, como não podia falta, deixou também rasgados elogios a Durão Barroso, seu grande aliado na mesma guerra contra os talibã, cuja cimeira de preparação foi a base das Lajes, nos Açores. Tudo dito.

Comentários

Diogo Martins disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Diogo Martins disse…
Tony Blair foi, em tempos, um nome auspicioso para a esquerda europeia. O seu conceito de "New Labour" seduziu uma geração de socialistas/social-democratas crédulos da virtude do Neo-Liberalismo, sistema económico que asseguraria um desenvolvimento económico inaudito no mundo. Foi o fiel confidente de Bush e fez a promoção conjunta do seu programa bélico, sustentado na pretensa inactivação de células terroristas, que se estariam a formar por toda a Ásia com o aval de um regime iraquiano apostado em obter armas de destruição massiva. Hoje, com a evidência de que a existência de armas nucleares no Iraque foi um artifício político e com a eclosão dos malefícios do capitalismo desregulado, os socialistas reconverteram-se e esconjuram o "New Labour". O nome do Delfim, outrora bramido como prova da rejuvenescência socialista, é agora um murmúrio, um sussurro, um sopro cada vez mais envergonhado.
Ana Clara disse…
Só te digo Diogo, tu darias um bom líder de esquerda em Portugal, só não digo qual para não te denunciar... :) Bons exercícios de Estatística! Beijocas