A frase


«Teixeira dos Santos ou mentiu ou foi incompetente».

Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças de Sócrates, Público.

Comentários

Mentiu ou foi incompetente...

Trata-se de uma disjunção inclusiva, por isso é verdadeira mesmo que ambas as disjuntas sejam verdadeiras (como é o caso). (No caso das disjunções exclusivas é que a frase só é verdadeira caso uma disjunta seja falsa e a outra verdadeira - como quando se diz: A autora deste blogue ou nasceu em Lisboa ou nasceu no Porto.)
Ana Clara disse…
A autora deste blogue simplesmente se limitou a fazer uma citação, no caso de uma entrevista dada ao público, como se cita no post em causa.
Jaime disse…
Eu sei que só citou. Mas quando citamos, podemos pensar acerca do que citamos, podemos avaliar o que citamos - não é?
E quem lê a citação pode pensar e avaliar, não é?
Foi só isso que fiz - misturando, é verdade, um pouco de filosofia e lógica.
Pensei que gostasse, uma vez que elogia Platão. Não queria aborrecê-la, como parece que sucedeu, uma vez que gosto imenso do seu blog.
Seja for, as afirmações de carácter lógico que fiz são rigorosas e a Ana pode comprovar isso facilmente.

Com os melhores cumprimentos e lamentando qualquer equívoco,

Jaime.
Ana Clara disse…
Jaime, não fiquei aborrecida, simplesmente nas citações, não costumo comentar. Mas no caso, até me parece lógica, ainda que redundante, a afirmação. Compreendi obviamente o que disse, e espero que continue a reflectir sobre o mundo que nos rodeia. Eu tentarei fazer o mesmo. E já agora, obrigada por gostar do blogue. Na medida do possível tento discutir aquilo que a maioria das pessoas não quer nem ouvir falar: política.