Ora nem mais

Comentários

Jaime disse…
O desemprego elevado é um problema circunstancial, ligado à actual crise económica. Mas a necessidade de adiar a idade da reforma não é circunstancial e não desaparece mesmo que a crise económica acabe, pois deriva da problemática sustentabilidade dos actuais modelos de segurança social. A natalidade desce todos os anos, a esperança média de vida cresce (felizmente!) todos os anos, os gastos com a saúde e com as pensões crescem todos os anos (ou mais exactamente: crescem todos os dias)...
Que fazer? Uma das coisas é pedir às pessoas para trabalhar mais anos. Claro que tem de haver outras medidas e que essa não deve ser implementada de modo cego e acrítico (por razões éticas mas também utilitárias, pois caso contrário não será eficaz). Por exemplo: ao decidir se a pessoa deve ou não trabalhar mais anos deve ter-se em conta a sua saúde.
Ana Clara disse…
O problema é que o Estado social está a desaparecer...e isso preocupa-me. Nada disto aconteceria se a responsabilidade da classe política em todas estas décadas de democracia tivesse sido outra.