Está na hora de olhar para o lado


Depois da idosa que esteve sete anos morta em casa e todos acharam normal, a começar pelas Finanças, que somente queriam saber de cobrar impostos, durante esta semana a comunicação social deu conta de pelo menos mais três casos de idosos encontrados mortos em casa. Todos eles têm algo em comum: viviam os três sozinhos. Acho curioso que, de repente, a solidão em que vivem os nossos idosos desperte consciências. Há muito que o problema existe na nossa sociedade. E sempre, nós, enquanto sociedade, camuflamos o problema. Em Portugal há 500 mil idosos que vivem sozinhos, sem ninguém, condenados ao abandono e à solidão. O Estado esse, demite-se das suas responsabilidades sociais. Apenas lhe interessa reduzir pensões de portugueses condenados à pobreza e ao abandono. Mas, a culpa é mais longínqua. As famílias, essas, fingem que os seus idosos não existem, que nada mais têm para dar à sociedade. A nossa Terceira Idade há-de chegar. E talvez o veneno que hoje não queremos provar possa ainda chegar. É tempo de parar e olhar pelos homens e mulheres que nos deram ao Mundo. Enquanto fingirmos que somos mais importantes que eles, estamos a construir a base de uma sociedade sem valores.

Comentários

JAM disse…
Do oito ao oitenta. Agora, a polícia vai começar a arrombar todas as portas dos quinhentos mil que, durante dois dias, não forem à tasca ou à mercearia. Depois de casa não arrombada, abaixo as trancas da porta!
Ana Clara disse…
Ai Professor...como falta uma revolução da boas cá pelo Burgo! Pena é que a revolução das consciências é a mais difícil de fazer...

Mensagens populares