Sócrates: a hora do descanso!
E...seis anos depois José Sócrates tombou. Este foi um país que hoje votou mais anti-Sócrates que em Passos Coelho, bem o sabemos. O abandono do homem que nos governou nos últimos anos da vida política activa revela bem o quão «animal» partidário ele é. Sócrates sai pela porta pequena com um resultado muito aquém daquele que, ainda que derrotado, poderia ter conquistado. Nem quer ser deputado nem continuar a liderar o PS. Era expectável. O animal está cansado, desgastado e não aguenta mais. A questão que se coloca é: quem irá conduzir o barco depois da união notável que José Sócrates conseguiu no Largo do Rato? António Costa será, necessariamente, o homem que se segue, ainda que Seguro, ainda a sangue quente, se tenha já lançado na corrida.
Comentários
Temia que Sócrates se agarrasse à cadeira... mas não só tomou a atitude certa, como fez um discurso digno (diria até, bonito), de enorme elevação democrática.
Que é como quem diz, meteu-se a jeito para uma futura candidatura à Presidência da Républica. Critiquem-no quanto quiserem, mas o homem domina a rapaqueca como ninguém.
O PS tem agora todas as oportunidades para se refazer.
- Procura-se: António Costa
- Teme-se: António José Seguro
- Mais 4 (2?) anos de dialética porradaria: Francisco Assis
Finalmente, achei execrável a pergunta da jornalista da Rádio Renascença (se não me engano), sobre a possível aceleração dos casos em tribunal. E mais não digo.