Vivemos assim rodeados

  

Gostava apenas de perceber em que País vivo, que sociedade é esta onde estou inserida e para onde caminham as mentes mais analfabetas que me rodeiam. Não há cultura, educação ou sentido de responsabilidade - ou falta destes elementos todos - que expliquem a acção, se ela for mesmo como nos conta o JN. Por isso mesmo apetece-me citar Agustina, acho que não há melhor altura que esta.

A Construção da Personalidade Criadora  

A harmonia do comportamento social requer, todos o sabemos, tanto o isolamento como o convívio. Excessiva comunicação, debates exagerados de assuntos que requerem meditação e peso moral, avesso muitas vezes à cordialidade natural das afinidades electivas, não enriquecem o património de uma sociedade. Antes embotam e alteram o terreno imparcial da sabedoria.
A solidão favorece a intensidade do pensamento; por outro lado, torna de certo modo celerado o homem que lida com a força material, com a técnica, com os outros homens. O impulso é a força que actualiza estas duas atitudes. Os ricos de impulso que se prontificam a uma reacção agressiva ou escandalosa, esses são associais especialmente difíceis. Todo o revolucionário é associal, se o impulso for nele um desvio da vida instintiva, e não uma atitude de homem capaz de obedecer e mandar a si próprio.
«A felicidade máxima do filho da terra há-de ser a personalidade» - disse Goethe. Personalidade criadora, obtida à custa do ajustamento das nossas próprias leis interiores, que não serão mais, no futuro, forças repelidas ou encobertas, mas sim valiosas contribuições para o tempo do homem. Quando tudo for analisado e conhecido, só o justo há-de prevalecer.

 
Agustina Bessa-Luís. 'Alegria do Mundo'

Comentários

Gelo disse…
Eu cá acho que se está a maltratar o pay (pai de gay é pay, não é?) sem razão nenhuma. Afinal, ele foi deixá-lo num sítio onde há homens a sério, brutos, com bigode e fardados! Um eventual paraíso para o filho!
(pelo menos tendo em conta exemplos como o Freddy Mercury e os Village People)


;)
LUIS FERNANDES disse…
É verdade, Ana. Achei curioso, ao visitar o seu "jardim" -embora não tenha muito interesse esta minha declaração, fica a saber que venho cá todos os dias-, porque acabei de escrever um post sobre este mesmo assunto... http://questoesnacionais.blogspot.com/2011/09/um-pais-modernaco-e-subdesenvolvido.html

Abraço e que não lhe chegue o reumatismo aos dedos.
Luís Fernandes
Ana Clara disse…
Pois é, Bonito, não tinha pensado nessa visão dantesca da coisa... :) Luís, saudades, quando voltar a Coimbra passo para um olá! :)
LUIS FERNANDES disse…
Combinado. Venha. Está convidada para almoçarmos. Abraço.

Mensagens populares