Venezuela: a ditadura segue dentro de momentos


Hugo Chávez ganhou as eleições presidenciais na Venezuela com 54,42% dos votos. Os ditadores só saem quando morrem ou são depostos. Siga.

Comentários

Anónimo disse…
Mas ditador pq? Tem ganhado e perdido eleições e referendos, em processos que todos os observadores internacionais garantem ser justas. Por nacionalizar as petrolíferas? Só fez é bem. Por ter televisão pública para responder às televisões dos banqueiros e donos das petrolíferas que lhe montaram um golpe de estado com a ajuda dos EUA? Por ter diminuído a pobreza e acabado com a fome? Por poder ser sucessivamente reeleito? No Brasil Militar, nenhum presidente podia estar no poder mais que quatro anos. No Portugal democrático o primeiro-ministro (na Venezuela o regime é presidencialista com o presidente a fazer as vezes daquilo que por cá é um primeiro-ministro) pode ser reeleito a vida toda.

Não é perfeito, demasiado folclórico, daí a ser um ditador vai grande distância?
Ana Clara disse…
Na Venezuela, independentemente do voto ditar os resultados em questão - legítimos - não vejo democracia, não vejo liberdades de expressão exercidas. Só isso. É o meu olhar. As nacionalizações, o controlo do sistema, de forma transversal, não é de todo, algo que a mim me agrade...mas isso sou só eu!
Anónimo disse…
Claro que não vê. O que chega cá maioritariamente é o ponto de vista dos canais detidos pelos donos das petrolíferas e dos bancos.

Por muito que na sua visão lhe custem as nacionalizações estão bem longe de implicar a existência de uma ditadura. Bem antes pelo contrário. A riqueza que existe no subsolo deve ser para servir do povo e não de terratenentes e companhias americanas.

É melhor do que ter uma tróica a mandar por alegadamente pagar para manter o parlamento em actividade, como dizia há dias por cá uma vp laranja.

A democracia venezuelana tem defeitos, designadamente o folclorismo, mas não tem os que os canais das oposições, que continuam a funcionar, ruidosamente garantem. E tem uma grande qualidade: mata a fome e diminui a pobreza.

Ainda bem que o candidato Caprilles passa uma imagem bem diferente da sua. Fala de uma fractura da sociedade. Não fala de ditaduras nem de controlos transversais:
: http://www.ionline.pt/mundo/venezuela-henrique-capriles-radonski-felicita-hugo-chavez-pela-vitoria

A ditadura na venezuela é das maiores mentiras propaladas nos últimos 16 anos. Mas compra quem quer.

Mensagens populares