«Há uma coisa de que eu não tenho dúvida nenhuma, não se governa um povo deprimindo esse povo, não pode ser. Quem governa uma cidade, uma freguesia, um país, tem que dar ânimo a esse povo». Santana Lopes, jantar comemorativo do 15.º aniversário da vitória autárquica na Figueira da Foz. Lusa.
Na Figueira, neste momento, um retrato do quotidiano sem tristeza teria mesmo de ser muito truncado… Mesmo aquele que, para além de ter contribuído fortemente para a actual tristeza dos figueirenses, consegue ainda vir cá dizer frases tristes, nunca será o mais triste entre os seus contemporâneos e “conterrâneos” figueirenses. Santana Lopes tem razão: não se governa “deprimindo o povo”… Muito menos, uma cidade… “Um político tem de servir as populações. É uma vergonha estar anos no poder e deixar os concidadãos igual ou pior do que estavam”.
Comentários
Mesmo aquele que, para além de ter contribuído fortemente para a actual tristeza dos figueirenses, consegue ainda vir cá dizer frases tristes, nunca será o mais triste entre os seus contemporâneos e “conterrâneos” figueirenses.
Santana Lopes tem razão: não se governa “deprimindo o povo”…
Muito menos, uma cidade…
“Um político tem de servir as populações. É uma vergonha estar anos no poder e deixar os concidadãos igual ou pior do que estavam”.