TAP. O copo meio cheio e meio vazio.


Este sábado fica marcado pela recuperação de 50% da TAP por parte do Estado. Ao contrário das promessas de António Costa, que dizia que, «a bem ou a mal» o Governo ia recuperar a maioria do capital da companhia aérea portuguesa, mantém-se a gestão privada com metade do capital público. É, a nosso ver, este é o menor dos males. Quando não há dinheiro não há vícios. E os 30 milhões que o Estado terá de injetar na TAP na sequência deste desfecho já é um mau presságio. Quando temos problemas graves no Serviço Nacional de Sáude, na Justiça e na Educação, será assim tão importante recuperar a maioria de capitais públicos de uma companhia que, nas últimas décadas, deu prejuízo? Tenho muita pena, mas eu não quero o dinheiro dos meus impostos para ajudar a manter um buraco negro. Quero que os meus impostos financiem a saúde e educação públicas, quero que os meus impostos financiem o Estado social exigente e sustentável, que ajude os que não podem. É para isso que devem servir e não ajudar a manter empresas que não são sustentáveis. 

Comentários

Mensagens populares