UE celebra 60 anos dos Tratados de Roma

Adicionar legenda

Celebra-se este sábado o 60.º aniversário dos Tratados de Roma. Os líderes europeus vão comemorar a data numa cerimónia na capital italiana e na qual os 27 (já sem o Reino Unido) adotarão uma declaração sobre o futuro da Europa.

Sem sabermos ainda muito bem o que sairá amanhã desta declaração, na verdade há muito que a União Europeia atravessa várias crises profundas – desde os problemas da zona euro, à resposta à crise dos refugiados, passando pela consolidação (ainda por fazer) de vários mercados comuns, como a segurança, a energia, o trabalho, o ambiente, etc.

Há ainda um outro desafio: o de dar resposta aos populismos crescentes na Europa. A matriz fundadora da UE, que consagra a tolerância, o respeito pelos povos e pelas suas democracias, está longe de ser cumprida. Além disso, a saída do Reino Unido da União irá fazer uma mossa ainda por calcular no seio das lideranças europeias.

Veremos se os dirigentes europeus terão pulso firme para unir os Estados-membros ou se, por outro lado, persistirão em criar clivagens entre o norte e o sul da União.

Recorde-se que 25 de março é a data que marca a assinatura, em 1957, em Roma, dos Tratados fundadores pelos dirigentes de França, Alemanha Federal, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

A ratificação teve lugar nos meses seguintes e entrou em vigor a 1 de janeiro de 1958.

Comentários

Mensagens populares