Trump: o mundo (e o clima) às mãos de um louco

Os Estados Unidos, um dos maiores poluidores do mundo, abandonaram o Acordo do Clima.

A decisão do presidente Donald Trump acarreta, em termos teóricos, graves consequências para o combate urgente ao aquecimento global.

A medida imediata implica, de acordo com a intenção agora tomada, o fim do financiamento americano para o Fundo de Adaptação Ambiental, que permite aos estados em desenvolvimento obterem ajudas externas para se adaptarem às novas tecnologias limpas.

O presidente americano tem como argumento principal a necessidade de renegociar o Acordo do Clima de Paris com termos impostos pelos EUA. Basicamente o que Trump exige é um novo tratado climático global com limites e responsabilidades iguais partilhadas por todas as nações.

Nunca antes na história o Mundo tinha alcançado um acordo tão importante em matéria de redução de emissões de gases com efeito de estufa e que tão essencial é para tentar evitar um mal maior.

O importante para esta administração norte americana resume-se às quebras de produção de cimento e de carvão nos Estados Unidos e ao consequente número de postos de trabalho aniquilados.

Resumindo, o mundo e o clima estão oficialmente nas mãos de um louco, populista, e que nunca devia ter sido eleito presidente da nação mais poderosa do país.

Isto diz tudo e as consequências desta destruição encetada por Trump já estão escritas na História. Será apenas uma questão de tempo.

*Crónica de 5 de Junho, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR.

Comentários

Mensagens populares